You are currently viewing Última semana da exposição Retinas

Última semana da exposição Retinas

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Artista faz uma reflexão sobre a criatividade dos idosos, com inúmeras histórias e caminhos diferentes, seguidos por cada um deles

 

Uma vida repleta de experiências, com conquistas e desafios e uma história própria vivida por cada um. A exposição Retinas, da artista Renata Gaertner, que encerra no próximo sábado, 31 de março, na Galeria Municipal de Artes, instalada nos Quiosques, desperta a curiosidade da população, pois traz um pouco da vida e das escolhas de pessoas “próximas”, idosos da comunidade concordiense, que fizeram suas escolhas de vida, motivados por algo distinto.

O que leva uma senhora aos 74 anos de idade subir no palco pela primeira vez? Quais lembranças e anseios estão guardados em baús e roupeiros feitos por um marceneiro? O que motiva uma senhora a preservar sua língua materna? Qual relação entre um ourives e a música? O que motiva a artesã a produzir incansavelmente tantos “rabos-de-gato”? Por que um médico decide escrever um livro de contos? O que leva uma ex-freira a criar um Conservatório Musical? É justamente essas indagações que motivaram a artista Renata Gaertner a refletir sobre idosos e a criatividade deles.

A responsável pela Galeria de Artes, Elisabete Bósio, conta que a exposição tem atraído muitas pessoas, que tem a curiosidade de conhecer as histórias. “Desde que abriu, em 9 de fevereiro, a exposição já recebeu quase mil visitantes e teve ter ainda mais interessados ao longo desta semana”, comenta Elisabete.

A realização do trabalho é da Fundação Municipal de Cultura de Concórdia, por meio do Museu Histórico Hermano Zanoni. A Galeria Municipal de Artes está instalada nos Quiosques. O horário de atendimento de segunda a sexta-feira é das 9h às 11h30 e das 14h às 18h. Aos sábados a Galeria abre das 10h às 12h. A visitação é gratuita.