You are currently viewing Reflexões sobre a construção do Currículo na Educação Infantil pautam o Seminário Regional

Reflexões sobre a construção do Currículo na Educação Infantil pautam o Seminário Regional

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Aproximadamente 900 professores, gestores e técnicos da Educação Infantil, participaram na última sexta-feira, 16, do Seminário Regional de Educação Infantil, que aconteceu no Centro de Eventos Concórdia. O evento foi organizado pela Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense em parceria com o Colegiado Regional de Educação da Amauc.

 “O Seminário é resultado do trabalho que esta sendo desenvolvido pelo Colegiado Regional de Educação, permitindo a cada um refletir e aprofundar os conhecimentos sobre as práticas pedagógicas da Educação Infantil” exclamou o Prefeito de Concórdia, Rogério Pacheco.

Também participaram da abertura o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Concórdia Sr. Artemio Ortigara, a Secretária de Educação de Irani e Presidente do Colegiado de Educação da região da Amauc Sra. Margarida Zenaro, a Secretária de Educação de Concórdia Sra. Marcia Calderolli e o Secretário Executivo da Amauc, Roberto Kurtz Pereira.

A manhã iniciou com a palestra do Professor Dr. Cleber Fabiano, que abordou o tema Ler, contar e brincar: tempos e espaços do imaginário, enfatizando a importância de deixar as crianças usarem sua imaginação, “vocês professores são o caminho para que o imaginário das crianças seja potencializado”, disse Cleber.

Na sequencia a Professora Claudia Maria da Cruz, tratou sobre a trajetória da Construção das Diretrizes Curriculares da Educação Infantil na região da Amauc, que servirão como base norteadora para a gestão da educação nos municípios, atendendo o que preconiza a Lei das Diretrizes e Bases Curriculares da Educação.

O Professor Dr. Altino José Martins Filho, trouxe em sua fala temas sobre as Práticas docentes: da rotina rotineira à vida cotidiana, “as crianças pedem respeito, vamos desencapsular nossas ações docentes transformando as rotinas rotineiras em vida cotidiana. Já desligamos o sinal analógico, agora vamos devagar com as crianças, vamos fazer o pensar e o acontecer da vida prestando atenção nas minúcias do dia a dia”, destacou Altino.

O Seminário encerrou com o intercâmbio de práticas exitosas que potencializam o brincar na infância. Sete munícipios da Amauc relataram suas experiências em sala de aula, que contribuem com a qualidade do ensino.

Arabutã: Os Contos de Fada e duas múltiplas experiências.

Concórdia: Projeto Maleta Literária

Irani: Mudando os espaços, criando oportunidades, desenvolvido na creche municipal um pedacinho do céu

Lindóia do Sul: Projeto Seu Lobatto

Peritiba: O brincar nos espaços externos

Piratuba: No mundo da imaginação: Faz de conta com elementos da Natureza

Seara: Projeto chuva molhada