A Amauc atendendo uma demanda do Colegiado Regional dos Secretários Municipais de Educação, inicia nesta sexta-feira (23) formação com professores do Ensino Fundamental- Anos Iniciais, buscando o aprimoramento da prática pedagógica e a melhoria da qualidade do ensino. O principal objetivo é a Construção Coletiva de Diretrizes Curriculares Regional para o Ensino Fundamental.
O ensino fundamental consiste em um dos níveis da educação básica, obrigatória no Brasil. Ele tem duração de nove anos e é direcionado na maioria das vezes à crianças e adolescentes com idade entre 6 e 14 anos. As escolas atendem o que é determinado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais que são um conjunto de definições doutrinárias sobre princípios, fundamentos e procedimentos na Educação Básica que orientam as escolas na organização, articulação, desenvolvimento e avaliação de suas propostas pedagógicas.
Esta construção de Diretrizes Curriculares Regionais servira como base norteadora para a gestão da educação nos municípios, atendendo o que preconiza a Lei de Diretrizes e Base da Educação no que diz respeito ao acesso ao ensino de qualidade, “se não houver alteração dos prazos, o estados e o municípios terão até final de 2019 início de 2020 para elaborarem os próprios currículos que irão definir como os direitos de aprendizagem e desenvolvimento estabelecidos devem chegar aos estudantes em sala de aula” destaca a Assistente Social da Amauc, Neusa Pucci que acompanha os trabalhos da educação na região.
Ao todo serão 13 encontros, que irão acontecer mensalmente no Centro de Treinamento da Epagri – CETREDIA. Os trabalhos serão coordenados pela professora especializada em gestão pública da educação professora Claudia Maria da Cruz. Dez (10) municípios da região estão participando da capacitação: Alto Bela Vista, Arabutã, Concórdia, Irani, Itá, Jaborá, Lindóia do Sul, Presidente Castello Branco, Seara e Xavantina.