Iniciativa, que que surgiu com sugestões de toda comunidade escolar, há três anos, foi reconhecida com o Prêmio Culturas Populares: Leandro Gomes de Barros
Uma premiação de R$ 10 mil e um reconhecimento em nível nacional. Essa foi a grande conquista de um projeto, que vem sendo trabalhado há três, pela Escola Básica Municipal Ângelo Ary Biezus, instalada em Linha São Paulo, interior de Concórdia. O Filó Infantil, iniciativa que surgiu com sugestões de toda comunidade escolar, apresenta um movimento de resistência a contemporaneidade e resgata a memória e difusão dos saberes e costumes herdados dos antepassados. Na última edição, realizada em novembro deste ano, houve uma participação de aproximadamente 700 pessoas, comprovando que o projeto já caiu no gosto de toda comunidade, que na grande maioria, tem descendência italiana.
Mesmo tendo três anos de história, o projeto foi inscrito, pela primeira vez, no Prêmio Culturas Populares: Leandro Gomes de Barros e foi um dos contemplados neste ano. O prêmio reconhece e valoriza 500 iniciativas, em todo Brasil, que resgatam a cultura popular. O prêmio, que teve mais de 3 mil projetos inscritos em 2017, legitima a ação cultural realizada em Linha São Paulo e demonstra que, cada vez mais, ações culturais são de extrema relevância para o desenvolvimento social e, de forma indissociável, está ligado diretamente à educação de base.
Entre os critérios avaliados para a concessão do prêmio estão: contribuição sociocultural que o projeto proporcionou às comunidades; melhoria da qualidade de vida das comunidades, a partir de suas práticas culturais; impacto social e contribuição da atuação para a preservação da memória e para a manutenção das atividades dos grupos, entre outros. O “Filó Infantil de Linha São Paulo” atingiu 94,5 pontos, de um total de 100, e foi inscrito na categoria “coletivos culturais sem constituição jurídica”.
A gestão e estruturação da proposta para submissão de avaliação ao Ministério da Cultura foi da Sabiá – Gestão Criativa, empresa instalada em Concórdia e que atua como articuladora para que projetos, que causam impacto social, saiam do papel e sejam legitimadas. A conquista do prêmio pelo projeto Filó Infantil de Linha São Paulo, deve ser assunto na tribuna da Câmara de Vereadores, durante a sessão desta segunda-feira, 11.