LINDÓIA DO SUL FAZ UMA DAS MAIORES FESTA DA POLENTA E DO QUEIJO DA HISTÓRIA

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

Ao som de músicas italianas tradicionais como “La bella polenta”, “Tarantella” e inúmeras outras canções do repertório italiano e muitas comidas típicas italianas  como polenta, queijo, fortaia, salame e radicci, Lindóia do Sul retomou a Festa da Polenta e do Queijo na rua, realizada na última sexta-feira e sábado. O evento foi um dos maiores da história, reunindo em torno de três mil pessoas nas duas noites de festa e comercializando o mesmo número de porções de alimentos.
O acontecimento foi realizado ao final da  Rua 29 de Julho em espaço coberto com tendas e projetado para atender e acomodar aos participantes. Entre os atrativos, estavam danças características com dançarinos e coreografas das oficinas municipais, apresentação do artista local, Jorge Luiz Pedrotti, banda Família Paganini, dupla sertaneja Douglas e Junior e no sábado a festa contou com show de Mano Lima e o grupo M’Bororé, que animou o público até a madrugada.
Autoridades locais, regionais, estaduais e federal prestigiaram o evento. Na primeira noite, entre os presentes estavam a secretária regional da ADR de Seara, Gladis dos Santos, o deputado estadual, Nilso Berlanda, o deputado estadual e secretário de Estado da Agricultura e Pesca, Moacir Sopelsa e o deputado FederaL, Jorginho Mello. No sábado, esteve no evento o prefeito em exercício de Concórdia, Edilson Massocco e o deputado estadual, Neodi Saretta, o qual é autor da Lei  Estadual nº 16.486, que denomina a Festa da Polenta e do Queijo de Lindóia do Sul como patrimônio histórico, artístico e cultural de Santa Catarina e também inseriu o acontecimento no calendário oficial de eventos do Estado.
O prefeito de Lindóia do Sul, Genir Loli confirma que a festa superou as expectativas de público, organização e excelente gastronomia. “Fechamos o ano com um grande evento para as famílias lindoienses e ao público em geral”, diz o prefeito.
O vice-prefeito, Flavio Benini agradeceu a todos os envolvidos no evento, que trabalharam incessantemente para que a festa acontecesse dentro do esperado, com organização e qualidade. “Foi um esforço em conjunto  que resultou no sucesso do evento.

A secretária de educação, Cultura e Esporte, Neura Frare Grandi destaca que para o próximo ano, a intenção é ampliar o espaço física, porque a expectativa é que um público ainda maior em 2018. O diretor de Cultura, Juarez Lopes da Silva comenta que o público gostou dos shows e de todos os atrativos do evento.
A Festa da Polenta e do Queijo evidencia às tradições da população lindoiense, dos colonizadores italianos que migraram para essa terra e junto trouxeram seus costumes, sua cultura e sua culinária. Criada pelo grupo turma do Tchê, a Festa da Polenta teve sua origem na rua, em duas noites de evento. Após passou a ser em espaço fechado e agora retorna, em 2017, com a originalidade, na rua e em dois dias de evento.