Durante os dias, 04, 05 e 06 de outubro, a AMAUC possibilitou um espaço de formação para as Equipes de CRAS receberem orientações sobre a realização do Planejamento de atividades e Instrumentais operacionais para qualificar o atendimento prestado a população do nos municípios. A formação teve uma carga horária de 12 horas, e foi ministrada pela Assistente Social, Professora Dra. Iraci de Andrade. Participam desta formação as equipes do CRAS dos municípios de: Alto Bela Vista; Arabutã; Concórdia; Irani; Jaborá; Peritiba; Presidente Castello Branco e Ipira.
Os CRAS estão localizados nos municípios como equipamentos públicos para o desenvolvimento de ações de assistência social, responsável pela organização e oferta de serviços sociassistenciais da Proteção Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social. O foco desta atuação são famílias que necessitam de acolhimento e segurança social. Estes equipamentos são dotados de estrutura física e de pessoal em todos os municípios da AMAUC.
É por meio do CRAS que a proteção social se territorializa e se aproxima da população, reconhecendo a existência das desigualdades sociais nos meios rural e urbano e a importância da presença das políticas sociais para reduzir essas desigualdades. Previne situações de vulnerabilidade e risco social, bem como identificam e estimulam as potencialidades locais, modificando a qualidade de vida das famílias que vivem nas localidades.