Para auxiliar os municípios na realização dos registros de monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação da região AMAUC, os avaliadores educacionais do MEC pela UNDIME/SC, Sueli Suttili e Humberto Dalpizzol, estão trabalhando na orientações sobre registros técnicos necessários para a realização deste monitoramento. Os encontros acontecem desde o início de 2017. Hoje, 03 o encontro com os Secretários Municipais de Educação, está acontecendo na sala da Universidade Aberta do Brasil em Concórdia.
Os Planos Municipais de Educação englobam planejamento da educação de cada município que foram realizados com participação do governo e da sociedade civil no ano de 2015. É um documento que contém objetivos, metas e ações propostas a curto, médio e longo prazo, para a educação no município num período de dez anos. Este Plano objetiva responder as necessidades educacionais do município, tendo em vista a melhoria na qualidade da educação em todo o sistema de ensino de forma participativa.
A responsabilidade de tornar este Plano realidade é de todas as forças sociais do município: Conselho Municipal de Educação, Fórum Municipal de Educação, governo, poderes constituídos, legislativo, executivo, ministério público, iniciativa privada, pais, alunos, professores, gestores e demais profissionais e trabalhadores da Educação.
Há cada dois anos precisam ser avaliados, e portanto, neste ano de 2017, é o período em que devem ser revistos, justificando através de registros técnicos quando não executada alguma das ações propostas.
A Lei do Plano NE ressalta a necessidade do monitoramento contínuo e das avaliações periódicas, com envolvimento das instâncias responsáveis e a devida mobilização social para acompanhar sistematicamente o cumprimento das metas. Para tanto, foi elaborado o Caderno de Orientações para Monitoramento e Avaliação dos Planos Municipais de Educação, para auxiliar os municípios neste processo.
Em um ano que todas as administrações públicas realizam o seu Plano Orçamentário Plurianual, é preciso que as ações propostas no Plano de Educação, estejam contempladas para assegurar a sua realização.