Material concebido por Renata Gaertner, com curadoria de Raul Kussler, ficará exposto até o fim do dia de sexta-feira, 30. Peças históricas contam um pouco do dia a dia da vida de gerações passadas, dentro das suas residências
Utensílios, enxovais, peças decorativas e até mesmo roupas utilizadas por gerações passadas. Tudo carregado de muita história e detalhes, que faziam a diferença no dia a dia das famílias, principalmente das mulheres, que passavam a maior parte do seu tempo “Dentro de Casa”. Essa é a denominação da exposição, que encerra nesta sexta-feira, 30, na Galeria Municipal de Artes. As peças e todo o conteúdo gerado em torno delas, parece ter despertado a atenção e curiosidade da população, pois “Dentro de Casa” bate recorde de visitação, chegando a quase mil pessoas atingidas, número três vezes maior que a média de visitação de outras exposições.
Dentro de Casa, concebida por Renata Gaertner, com curadoria de Raul Kussler, propõe um novo olhar sobre os objetos históricos. O artefato assume um outro significado: o de evocar histórias. Histórias estas, também, contadas por meio de narrativas. Portanto, dar novos significados aos objetos é possibilitar uma análise sobre o que foi feito e produzido em gerações passadas e suas respectivas memórias. Dentro de Casa está carregada de múltiplos significados, já que os objetos expostos são símbolos que nos pertencem e traduzem nossas ações. “As pessoas entram atraídas pelos objetos antigos, e acabam sendo envolvidas pelas histórias de cada peça, que foram de pessoas conhecidas da sociedade concordiense”, comenta a responsável pela Galeria, Elisabete Bósio.
A exposição em andamento, marcou o início da programação da Primavera de Museus, que neste ano chega a 11ª edição. Trata-se de uma programação nacional, desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, em parceria com as demais instituições museológicas do país. Concórdia aderiu a programação, por meio do Museu Histórico Hermano Zanoni, que é administrado pela Fundação Municipal de Cultura. A Galeria Municipal de Artes está instalada nos Quiosques. O horário de atendimento de segunda a sexta-feira é das 9h às 11h30 e das 14h às 18h. Aos sábados a Galeria abre das 10h às 12h. A visitação é gratuita.