Conexión Transfronteriza
A responsável pelo setor de Movimento Econômico da Amauc, Renate Moser Faccin, representou a Amauc no Encontro Transfronteiriço denominado “Rota do Milho”, que aconteceu nos dias 15 e 16 de setembro na cidade de Encarnación – República do Paraguai. O encontro reuniu autoridades políticas, produtores, entidades e compradores dos três países.
O encontro teve como principal objetivo aumentar a integração fronteiriça, assim como, facilitar o trânsito legal de pessoas, especialmente do turismo, agilizar o comercio internacional como motor de crescimento econômico e prevenir os delitos transnacionais.
Ao final do encontro foi celebrada uma Carta de Ações aonde constam os seguintes pontos:
- Implementar ações conjuntas que levem a formalizar a “Rota do Milho”. Contemplando particularmente as regiões de Mayour Julio Otaño de la província de Itapua, Paraguay, das cidades de Eldorado e Bernado de Irigoyen da Provincia de Missiones Argentina, Dionisio Cerqueira, Paraiso, São Miguel do Oeste e Chapecó do grande Oeste do Estado de Santa Catarina – Brasil.
- Realizar gestões pertinentes que favoreçam a pronta construção de ponte entre Mayor Otaño – El Dorado
- Implementar como alternativa o uso de balsas que permitam o cruzamento de transportes de cargas, iniciando as atividades no final de outubro, no máximo até 15 de novembro de 2017. Isto é, em caráter transitório, até que se finalize a construção definitiva da ponte Mayor Otaño – Eldorado.
- Melhorar o fluxo e a atenção integral na aduana de Bernardo de Irigoyen e Dionisiosio Cerqueira.
- Propor a construção e equipamento da passagem pela Fronteira de Mayor Julio Otaño de Itapúa – Eldorado Missiones, e passagem de San Pedro Missiones – Paraiso – Santa Catarina.
- Definir data para assinatura do acordo binacional ANAC para vôos regionais desde o aeroporto de Chapecó-SC, com destino ao aeroporto da Argentina.
- Viabilizar o acordo ANAC para vôos regionais dentro do Mercosul, entre Paraguay, Brasil e Argentina.
- Estabelecer a criação de uma equipe profissional multidisciplinar de gerenciamento de projetos dentro do BRIPAM, para desenvolver e tornar viável os projetos executivos de integração e sustentabilidade nas diversas áreas de infraestrutura e através de organismos internacionais de financiamento tais como FONPLATA (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento dos Países da Bacia de Prata), FOCEM (Fundo para a convergência estrutural do Mercosul), BIRD (Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento) que contemplem as regiões da fronteira.
Tudo isto com o convencimento que estas ações trarão benefícios as economias regionais, o turismo, a relação de boa vizinhança, fortalecendo a integração entre os países e o desenvolvimento dos mesmos.
A implementação das ações conjuntas para a realização desta carta de Ações serão coordenadas pelo BRIPAM e pelo Núcleo de Fronteira de Santa Catarina, com apoio dos Governos Nacionais e províncias do Paraguay, Argentina e Brasil, e os Departamentos de Itapúa, Provincia de Missiones e o Estado de Santa Catarina.