You are currently viewing Ipumirim têm duas representantes eleitas na Conferência Nacional da Saúde das Mulheres

Ipumirim têm duas representantes eleitas na Conferência Nacional da Saúde das Mulheres

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Foi realizada em Brasília, de 17 a 20 de agosto, a 2ª Conferência Nacional da Saúde das Mulheres. O evento reuniu 1,8 mil representantes de todo o país, dessas, 48 de Santa Catarina e duas do município de Ipumirim. Adriana de Pinho Tiepo e Vilma Simon, representaram a região da AMAUC, ambas foram eleitas representantes, por votação, na Conferencia Estadual, que aconteceu em junho em Florianópolis. Agora, eleitas como representantes nacionais representando o Meio Oeste, a enfermeira Adriana representará o Conselho como Profissional da Saúde e Vilma Simon como Conselheira.

Para Adriana, ter duas representantes de Ipumirim lutando em nome do estado no Conselho Federal é uma grande conquista. “Temos a oportunidade de fazer ouvir as necessidades locais e do estado com relação à importância da saúde feminina” explica. A expectativa do Conselho Nacional de Saúde é que esta Conferência seja a efetivação do Controle Social no SUS para a saúde das mulheres.

O tema central da Conferência foi “Saúde das mulheres: Desafios para a integralidade com equidade”, onde o objetivo central foi propor diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres. O eixo principal da Conferência girou em torno da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres, contemplando a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres e as políticas de equidade: da população Negra (racismo, desigualdades étnico-raciais e racismo institucional), da População LGBT (discriminação por orientação sexual e identidade de gênero/preconceito e estigma social), da População em situação de Rua (reconhecimento dessas pessoas como cidadãos de direitos), da População do Campo, da Floresta e das Águas (redução de riscos decorrentes dos processos de trabalho e das tecnologias agrícolas).

A primeira Conferência Nacional de Saúde e Direitos da Mulher aconteceu em 1986.