Capacitação está dentro do Plano de Ações da Secretaria Municipal de Educação, que já programou a segunda etapa da formação para agosto
Servidor qualificado e motivado fazem diferença no serviço público educacional. Por isso, cerca de 400 profissionais de diversas áreas que compõem o quadro da Secretaria Municipal de Educação, participaram da Formação Continuada, realizada pelo município, em parceria com o Instituto Federal Catarinense (IFC) e profissionais da sociedade civil. Os participantes das oficinas elogiaram o trabalho realizado e consideraram o encontro fundamental para aprimorar o conhecimento e trocar experiências dentro das mais diversas áreas.
Durante dois dias foram desenvolvidas oito oficinas atendendo, agentes de nutrição e alimentação, agentes de serviços gerais, orientadores educacionais, orientadores de Informática, gestores escolares, coordenadoras de CMEIs, auxiliares de biblioteca, secretárias escolares e professores da Educação Infantil.
Uma nova etapa da Formação Continuada está programada para agosto deste ano. Na oportunidade, irá atender professores do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais, professores da Educação Especial, auxiliares de creche e estagiários.
Confira a programação que foi desenvolvida entre os dias 22 e 23 de junho, na Secretaria Municipal de Educação, Teatro Maria Luiza de Matos – Casa da Cultura, Centro Cultural e IFC Concórdia.
Oficinas desenvolvidas
*Educação Infantil – Professores (CMEIS Escolas)
Desenvolvimento das Linguagens e Movimento – Musicalidade
*Gestores e Coordenadores das Unidades Educacionais
Competência e ética na Gestão das Unidades Educacionais
*Auxiliares de Biblioteca
Dinâmicas de Utilização do Espaço e Motivação para a Leitura e Pesquisa.
*Agentes de Alimentação e Nutrição
Manuseio, Higiene e conservação dos alimentos – Importância e uso dos EPIs.
*Agentes de Serviços Gerais
Ética e Responsabilidade no serviço público
*Secretárias Escolares
O ofício de ser Secretária – Redação de Documentos – Arquivo dos documentos.
*Especialistas em Educação
Transtornos: como lidar com situações na Escola – Relação dos transtornos com o Ensino Aprendizagem. A oficina teve por finalidade, instrumentalizar as Especialistas em Educação sobre o tema e para dar suporte aos professores em seu dia a dia de trabalho.
*Orientadores de Informática
O uso das Tecnologias e a contribuição no processo de ensino aprendizagem.