Esteve reunida na manhã de sexta feira (02), em Ipira a Comissão de Defesa Civil – COMDEC, designada pelo Decreto nº 083, de 23 de maio de 2.017, que na ocasião registrou a presença de Emerson Ari Reichert, Prefeito Municipal e Presidente da COMDEC, Fábio da Costa Silva, Coordenador e os membros Nei Carlos Wobeto, Oladimir Odi Rese, Neocir Rogério de Césaro, Marilene Janete da Silva Borges, Antônio Cavasin, Anestor Kleemann, Marcelo Minks, Joacir José Toledo, Sandra Dani Ravanelli, Edson Henn da Silva, Elizelaine Salete Salmória Gomes, Luiz Moacir Francês, Celoni da Silva Tessmann, Gladstone Ricardo Lenzi, José Luiz Fontanella, Joseph Robert Franke, Fátima Machado Raizer.
Emerson Ari Reichert, Prefeito Municipal e Presidente da COMDEC, apontou primeiramente os motivos da convocação da COMDEC. O mesmo relatou sobre a situação e também ouviu relatos dos membros presentes sobre as chuvas que atingiram Ipira e região, onde constatou-se que ocorreram danos de grande monta devido ao excesso de chuvas, ocorrida no mês de maio de 2017, onde teve uma precipitação intensa no dia 30 de 132 mm, totalizando 432 mm.
Na zona urbana ocorreu enxurradas ao longo dos Arroios Capelinha e dos Pintos que cruzam a cidade com alagamento das vias e pontes, movimentação de massa no Bairro do Hospital com interdição da Rua Hedi Klein Matzenbacher que da acesso a Associação Atlética Rio Peixense e uma fabrica de bebidas.
Na zona rural ocorreu enxurrada com alagamento em várias vias e interdição temporária de pontes e bueiros, movimentação de massa na Linha dos Pintos com interdição do acesso da via para transporte escolar e produtivo, movimentação de massa na Linha Oliveira com interdição do acesso da via para transporte escolar e produtivo, na área rural alagamento de pastagens com prejuízos principalmente na atividade leiteira. Na produção de aves e suínos ocorreu interdição de entrega de ração e carregamento de animais, causando prejuízos para atividade.
A CASAN solicitou economia de água, pois o sistema de captação e tratamento foi afetado pela elevação das águas do Rio do Peixe.
A COMDEC sugeriu Decreto de Situação de Emergência, sendo aprovada por unanimidade pela Comissão de Defesa Civil.