You are currently viewing Concórdia fará decreto de Situação de Emergência

Concórdia fará decreto de Situação de Emergência

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

A decisão foi tomada no fim da manhã, pelo prefeito Rogério Pacheco, depois que a Defesa Civil atualizou as informações quanto aos problemas no município, principalmente referente o deslizamento na Victor Sopelsa, devido as constantes chuvas

 

A Prefeitura de Concórdia decretará Situação de Emergência, na tarde desta quinta-feira, 1º de junho. A decisão foi tomada pelo prefeito Rogério Pacheco, durante reunião realizada, no fim da manhã, com a Defesa Civil do Município e integrantes de várias secretarias, que acompanham os problemas causados pelas constantes chuvas, na última semana. O problema mais grave está no deslizamento registrado na rua Victor Sopelsa, próximo ao Parque de Exposições. A movimentação de terra, que deixou 14 famílias desalojadas, está tendo monitoramento ininterrupto, pois existe a possibilidade de a encosta ceder ainda mais e atingir algumas residências, que já estão interditadas pela Defesa Civil.

O presidente da Defesa Civil, Gilberto Chaves, atualizou todas as informações sobre os problemas constatados. Segundo ele, apesar do registro de 11 deslizamentos na área urbana – sendo o de maior proporção na Victor Sopelsa – e das 48 pessoas desalojadas, felizmente não há registro de feridos. As 14 famílias, que tiveram que deixar suas casas, estão abrigadas em residência de familiares, com exceção de uma, que morava em casa alugada e ao retirar a mudança, preferiu já encaminhá-la a Lages, munícipio onde anteriormente residia e têm familiares. Todos já foram atendidos por profissionais (assistentes sociais e psicólogas) da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação e agora no início da tarde serão recebidas pelo prefeito Rogério Pacheco e o vice-prefeito, Edilson Massocco.

“Vamos reunir um representante de cada família para conhecer as necessidades e repassar sobre os encaminhamentos já dados, referente a triste situação, que estão vivendo neste momento”, declarou o prefeito. O encontro com os moradores ficou marcado para às 14h30, na sala de reuniões do gabinete. Na ocasião será analisada a possibilidade de retirada de móveis e pertences, além da definição do local onde serão armazenados, enquanto as famílias decidem ondem ficarão até as residências serem liberadas. Para sábado, 3, está prevista uma avaliação do local, que será realizada por geólogos da Defesa Civil do Estado. Por enquanto, equipes da Defesa Civil, Bombeiros e servidores da prefeitura farão revezamento para garantir o isolamento do local.