You are currently viewing Executivo presente nos 10 anos da Minicidade Cooperativista

Executivo presente nos 10 anos da Minicidade Cooperativista

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

 

Secretária de Educação, Márcia Calderolli, representou o prefeito Rogério Pacheco no ato realizado pelo Colégio CEM, na manhã desta terça-feira

 

Dez anos de muito aprendizado e de ações relevantes para a formação da cidadania dos alunos. A Minicidade Cooperativista, projeto desenvolvido pela Cooperativa de Educacional Magna – Colégio CEM, completou uma década, nesta terça-feira, 30, e um ato solene, com a presença de autoridades e representantes de cooperativas parceiras marcou as comemorações, no fim da manhã. A secretária Municipal de Educação, Márcia Calderolli, representou o prefeito Rogério Pacheco no evento, e falou do projeto diferencial, que propicia a cidadania na prática. Muitos alunos acompanharam a breve solenidade, que foi encerrada com a degustação do bolo comemorativo, disposto em pedações, em uma extensão de 10 metros.

A presidente da Cooperativa Educacional Magna e diretora da instituição educacional, Elizeth Pelegrini, fez um pronunciamento emocionado, pois relembrou todo o processo de criação e desenvolvimento do projeto, que já rendeu muitos frutos e reflexos positivos no dia a dia dos alunos envolvidos. Para ela, o projeto é um diferencial na educação. “Além da aprendizagem teórica, o aluno passa a praticar, ele vivencia as atividades e leva essas experiências para a vida”, observa.

A Minicidade Cooperativista, que tem receita própria, gerada com o pagamento mensal de imposto (recolhimento de latinhas de alumínio) pelos alunos, oportuniza a eleição de prefeito e vereadores, responsáveis pela gestão dos recursos e demais ações da Minicidade. A atual prefeita, Ana Lídia Moreira de Rossi, aluna do 6º ano, também fez seu pronunciamento durante a solenidade desta manhã. Agradeceu as oportunidades e a presença de todos na comemoração dos 10 anos da Minicidade.

O projeto

Trata-se de um projeto educacional arrojado e inovador. A proposta é proporcionar que as crianças vivenciem experiências reais de cidadania e vida comunitária. Os próprios alunos são os responsáveis pela condução dos rumos dessa pequena comunidade. A Minicidade funciona como uma cidade normal, mas com conceitos diferenciados de cidadania. As crianças experimentam na prática importantes demonstrações de associativismo e cidadania, participam e atuam nas várias funções dentro da cidade. O que faz com que se sintam parte do corpo gestor.