Comunidades serão beneficiadas com o recolhimento duas vezes por mês, sempre às quintas-feiras. Caminhão passará pelas principais ruas e em pontos estratégicos
O grande acúmulo de lixos em um ponto de acondicionamento, instalado por uma empresa na BR-153, fez com que a Fundação Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Fumdema – buscasse alternativas para resolver a problemática. Diante da constatação de que grande parte do lixo depositado no local vinha de moradores das comunidades de Canhada Funda e Barra Bonita, uma coleta convencional diretamente nas residências destes moradores poderá ser uma solução. Assim, a partir do dia 1º de junho, o caminhão da empresa responsável pelo recolhimento do lixo no município passará nas comunidades.
O superintendente da Fumdema, Gilberto Romani, explica que inicialmente serão feitas algumas experiências e por isso, a coleta vai ocorrer duas vezes por mês, sempre às quintas-feiras, sendo uma semana sim e outra não. O caminhão percorrerá as principais vias, seguindo até o laticínio de Barra Bonita, retornando ao posto de saúde e na sequência voltando até a BR-153. “Serão definidos, pelos próprios moradores, alguns pontos estratégicos, onde o lixo convencional poderá ser acumulado para a coleta, nos dias determinados”, comenta Romani.
O recolhimento será feito entre 8h e 8h30, a partir das próxima quinta-feira. As comunidades, que tem grande parte dos moradores trabalhando no centro do município e não propriamente na agricultura – o que dificulta o descarte dos lixos produzidos -, já contam com a coleta seletiva, que recolhe os recicláveis.