Atendendo a proposta do Plano de Governo, que prevê desburocratização do sistema, site da prefeitura já conta com a função Autoatendimento, que dará autonomia a população, servidores públicos, empresas, engenheiros e escritórios de contabilidade
Aos poucos a nova Administração Municipal está colocando em prática algumas das principais propostas do Plano de Governo. Com foco nos cidadãos concordienses, o compromisso é desburocratizar o atual sistema, para prestar serviços de qualidade e garantir maior acesso à população. A nova ferramenta implantada, nesta semana, no site da Prefeitura de Concórdia oferece isso. A função “Autoatendimento”, disposta na primeira aba da página principal, disponibiliza 152 serviços, sendo 111 que dispensam login (obtido depois do preenchimento de um cadastro na própria página), 29 que necessitam de login, e outros 12 informativos.
A ferramenta oferece acesso aos serviços de forma simples, rápida e personalizada, pois disponibiliza recursos que atendem as necessidades dos usuários de acordo com seu perfil. O “Autoatendimento” dará maior autonomia a população, servidores públicos, empresas, engenheiros e escritórios de contabilidade. A novidade dispensará muitas buscas, de forma presencial, por serviços na prefeitura, principalmente nos setores de finanças, fiscalização e tributação.
O novo sistema, disponibilizado desde a última terça-feira, dia 2 de maio, oferece serviços como emissão de Certidão Negativa de Débitos (CND), guias de recolhimento de tributos, como IPTU, ISS, ITBI, taxas e Alvarás, informações cadastrais imobiliárias, simulação de cálculo de Imposto sobre Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI), demonstrativos, além de consultas fiscais e informação de valores de taxas diversas, que poderão ser impressas e pagas. O sistema consegue “reconhecer” o usuário a partir do login. Assim, quando acessado irá apresentar as opções de serviços mais utilizadas por ele e/ou que vão ao encontro das características de seu cadastro – uma espécie de favoritos de serviços.
Débitos
Outra importante facilidade é que com o cadastro, o cidadão acessa o portal e na tela inicial tem um resumo da sua situação perante a prefeitura. Se tem algum débito em aberto ou algum aviso importante, de imediato a informação constará na tela. O mesmo ocorre com o servidor público municipal, que terá acesso à margem consignável, folha de pagamento e registro ponto, dentre outros serviços. A empresa responsável pela criação do portal de autoatendimento, foi a IPM Sistemas, que atualmente é responsável pela funcionalidade da página da prefeitura.