Parceria entre Prefeitura de Concórdia e governo do Estado, por meio da Ciram/Epagri, viabilizará estudo para elaborar conjunto de regras a serem utilizadas na barragem, instalada no Parque de Exposições
Trabalhar de forma preventiva para enxurradas e enchentes. Esta é a principal finalidade do convênio firmado entre a Prefeitura de Concórdia e governo do Estado, por meio do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram/Epagri), assinado na tarde desta terça-feira, 25, na sede Secretaria de Estado da Agricultura e Meio Ambiente, em Florianópolis. O convênio, com investimento total de R$ 550 mil, sendo R$ 250 mil da Administração Municipal de Concórdia, prevê um estudo amplo, tendo em sua primeira etapa, a definição de um conjunto de regras operativas da barragem de contenção, instalada no Parque de Exposições.
O prefeito Rogério Luciano Pacheco afirma que o estudo possibilitará uma utilização mais eficiente da barragem, já que atualmente tudo é conduzido de forma empírica e não se tem conhecimento se o potencial da estrutura é totalmente aproveitado. “O município sofre com as enxurradas e enchentes ao longo das décadas, tendo inúmeros prejuízos em situações de precipitações mais fortes e constantes. Nosso objetivo é ter uma prevenção, realizando ações que possam evitar ou pelo menos, minimizar os problemas”, destaca o prefeito, ressaltando que o estudo possibilitará o aperfeiçoamento de algumas ações a serem desenvolvidas até o fim da atual gestão.
A vigência do convênio será até o fim de 2020, compreendendo várias etapas e criando ou sugerindo “produtos”. O secretário de Urbanismo e Obras, Wagner Simioni, que participou do ato de assinatura do convênio, explica que a instalação de novas estações meteorológicas e os pontos onde elas serão instaladas dentro do município são “produtos” a serem gerados pelo estudo. “A instalação de pequenas barragens, nos afluentes do Rio dos Queimados, também será apontada pelo estudo, desenvolvido por meio do convênio firmado hoje”, informa o secretário. Atualmente Concórdia conta com quatro estações meteorológicas e com foco na prevenção, este número será ampliado.
Fenal
O prefeito Rogério Pacheco aproveitou a ida até a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para protocolar um ofício, solicitando apoio financeiro do governo do Estado, na realização da XXXII Festa Nacional do Leitão Assado (Fenal). Além de deixar o documento, o prefeito reforçou ao secretário de Estado da Agricultura, Moacir Sopelsa, a importância do evento na fomentação e divulgação do consumo da carne suína, além da valorização ao produtor, grande responsável pelo desenvolvimento da economia local e regional.