Vacinação contra a gripe inicia nesta segunda-feira
Primeiro grupo dos beneficiados a ser atendido é dos idosos com mais de 60 anos e portadores de doenças crônicas. Este grupo tem até o dia 20 de abril para se imunizar, mas já nas primeiras horas de hoje teve fila na Unidade Sanitária
A vacinação contra a gripe (H1N1) começou hoje em todo o Brasil. O prefeito Rogério Pacheco, juntamente com o secretário de Saúde, Sidinei Schmidt, e equipe da pasta fizeram um ato simbólico de abertura da campanha de vacinação em Concórdia, às 8h, na Unidade Sanitária do município. Depois de breves pronunciamentos, que destacaram a importância da imunização, foi iniciado trabalho de vacinação, pois aproximadamente 50 pessoas já aguardavam pelo atendimento.
A campanha de vacinação, que iniciou nesta segunda-feira, 17, seguirá até o dia 26 de maio. Depois do atendimento exclusivo aos idosos e doentes crônicos, iniciará – no do dia 24 de abril em diante – a vacinação às crianças de seis meses a cinco anos de idade, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde e professores de instituições de ensino público e privado. No sábado, dia 13 de maio, ocorre o Sábado D de vacinação, com atendimento das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia.
As vacinas são oferecidas em todos os postos de saúde do município, além da Unidade Sanitária. Para se vacinar, os interessados que se enquadram nos grupos beneficiados, devem legar a carteirinha de vacinação e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), que facilitará a baixa da dose aplicada. Os doentes crônicos precisam apresentar atestado médico e ou estar cadastrado nos programas dos SUS.
A vacina não tem contraindicações e é trivalente, prevenindo o H1N1, H3N2 e a cepa do vírus B (linhagem yamagata). Entre os primeiros imunizados era percebível a satisfação. Todos preocupados em prevenir a doença, que poderá trazer vários prejuízos as suas rotinas. Por isso, a preocupação de estar imunizado o quanto antes.