Sistema permite a inclusão de informações sobre consultas e exames dos pacientes do SUS em tempo real
O sistema de prontuário eletrônico já está sendo utilizado em todas as Unidades de Saúde de Concórdia. Na área urbana as informações são cadastradas em tempo real. Nas Unidades Básicas de Saúde do interior, devido a conexão de internet, as informações são lançadas e enviadas semanalmente.
Exigência do Ministério da Saúde, o prontuário permite a inclusão de informações sobre consultas, exames e dados cadastrais dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O secretário municipal de Saúde, Alessandro Vernize, diz que a implantação tem o objetivo de desenvolver e garantir a integração entre os sistemas do Ministério da Saúde. “Dessa forma é possível ter um registro completo e atualizado da situação de saúde de cada cidadão por meio do Cartão Nacional de Saúde”, explica Vernize.
Conforme informa o órgão federal, a principal finalidade é avaliar e acompanhar o processo de trabalho da Atenção Básica, fortalecendo o processo de gestão do cuidado dos usuários, contribuindo com a organização do trabalho e facilitando a busca de informações epidemiológicas de forma ágil e com as características particulares de cada comunidade.