Vacina faz parte do calendário básico e é distribuída gratuitamente na rede pública
Desde 2013 a vacina contra o HPV é disponibilizada gratuitamente nas unidades de saúde pública e meninas com idade entre 9 e 13 anos têm direito à proteção. A enfermeira responsável pela Sala de Vacinas da Unidade Sanitária, Ieda Schumann, destaca que para garantir a eficácia da vacina é necessário receber duas doses. “Temos mais de 200 meninas que não fizeram o reforço”, enfatiza a enfermeira.
O recomendado é que a segunda dose seja feita seis após a primeira. No entanto, se esse prazo já passou não há problema nenhum em fazer a vacina. “O importante é que se façam as duas doses”, destaca Ieda Schumann.
As meninas que já completaram 9 anos e ainda não foram imunizadas contra o HPV, devem procurar um posto de saúde. As doses estão disponíveis na Unidade Sanitária Central, nas 12 Estratégias de Saúde da Família, nos postos dos bairros Santa Cruz, Jardim, Tamanduá, Planalto, Barra do Tigre, Engenho Velho e Santo Antônio.
Sobre o HPV
A vacina contra o HPV é segura e tem 100% de eficácia para quem nunca teve contato com o vírus. O HPV é uma das principais causas do câncer de colo do útero e mata cerca de cinco mil mulheres brasileiras a cada ano. Outro detalhe importante é que, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), são cerca de 15 mil novos casos anuais, praticamente 100% causados pelo Papilomavírus Humano (HPV).