Piratuba inicia projeto para fomentar o turismo de inverno

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Termo de compromisso entre os parceiros foi assinado na tarde desta terça-feira

 

A cidade turística de Piratuba recebe cerca de 400 mil turistas por ano e boa parte destes visitantes viajam até o município nos meses frios. O principal atrativo é o Parque de Águas Termais que oferece água na temperatura natural de 38 graus em qualquer estação do ano. Mesmo assim, uma parceria entre a iniciativa pública e privada vai trabalhar em um projeto que visa potencializar o turismo de inverno. Um termo de compromisso entre os parceiros foi assinado na tarde desta terça-feira, no Caxias Thermas Hotel.

Todos os hotéis do município, a CDL e o SEBRAE é que fazem parte do projeto. O primeiro passo será a realização de um estudo para a identificação das potencialidades locais que podem ser exploradas nos meses frios. “Piratuba tem uma estrutura turística consolidada. Temos a água termal, os meios de hospedagem, o comércio e outros atrativos, então entendemos que podemos explorar mais isso tudo no inverno. Este é objetivo do projeto, trazer ainda mais visitantes para a cidade, pois todos ganham com o fluxo maior”, explica o turismólogo Airto Duarte, que é um dos idealizadores.

Nesta primeira fase técnicos do SEBRAE vão fazer entrevistas com pessoas ligadas ao turismo de Piratuba, para diagnosticar possíveis deficiências e potencialidades.  Depois disso um plano de trabalho será elaborado para dar sequência nas atividades. Visitas a locais que já trabalham com turismo de inverno também serão realizadas e capacitações para os profissionais do turismo serão oferecidas, tudo na busca de um “produto de inverno”. “Nosso projeto terá 25 meses, então vamos trabalhar até 2018 para que tenhamos um resultado concreto, um produto de inverno com a marca de Piratuba. Já no início de 2017 teremos estudos em mãos e aí vamos buscar novos parceiros, que são as pousadas, imobiliárias, mais comerciantes e o Poder Público”, comenta Duarte. “É importante destacar que este projeto visa o desenvolvimento do turismo de inverno, queremos aprimorar o que temos e isso só será possível graças às parcerias que estamos firmando. Já temos empresários dos meios de hospedagem, a CDL e o SEBRAE, mas vamos precisar de mais apoiadores”, ressalta.

O desenvolvimento do projeto, com todo o trabalho de pesquisa, visitas, diagnósticos, elaboração de produtos e elaboração da estratégia de divulgação, terá um custo de mais de R$ 250 mil. Metade do valor será subsidiado pelo SEBRAE, que também vai entrar com o apoio técnico, e os outros 50% fica por conta dos parceiros. De acordo com a coordenadora regional do SEBRAE no Meio Oeste, Sueli Bernardi, o projeto é consistente e a expectativa é a melhor possível. “Estamos acreditando no projeto, sabemos do potencial de Piratuba e a iniciativa partiu da cidade, isso é fundamental. Quando o empresário realmente quer buscar alternativas para melhorar e oferecer mais aos clientes, a possibilidade de sucesso é bem maior. Sem dúvida teremos ótimos produtos para fomentar o turismo de inverno”, avalia ela.