Grupos do NASF de Concórdia serão os protagonistas desta ação
Amanhã, 31 de maio, é o Dia Mundial sem Tabaco. Em Concórdia, as pessoas que participam dos dois grupos de Combate ao Tabagismo, coordenados pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), estão fazendo uma campanha nas redes sociais. A psicóloga Luana Ubertti explica que os pacientes aceitaram ser os protagonistas da campanha de conscientização. Os pacientes que aparecem nas fotos estão em tratamento para deixar usar cigarro e todos eles já estão sem fumar há pelo menos 15 dias.
O Dia Mundial sem Tabaco foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1987. O objetivo foi alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo, já que o tabaco mata quase 6 milhões de pessoas por ano.
A OMS definiu em 2016 o tema “As Embalagens Padronizadas de Cigarro”. Luana afirma que essa padronização significa que todas as embalagens de cigarro e outros produtos de tabaco passam a ser iguais, seguindo um padrão definido pelo governo. Essas normas determinam forma, tamanho, modo de abertura, cor, fonte, mantendo-se apenas o nome da marca. A embalagem padronizada é livre de logotipos, design e textos promocionais. São mantidas as advertências sanitárias sobre os malefícios do tabagismo, exigidas pelo Ministério da Saúde, e o selo da Receita Federal.