Secretaria de Agricultura e Epagri levam conhecimento às propriedades rurais
Em parceria, a Secretaria de Agricultura de Piratuba e a Epagri realizaram mais três oficinas de capacitação no município. O tema do treinamento realizado entre terça e quinta-feira, foi o “melhoramento da pastagem de inverno com sobre semeadura”. Os profissionais foram até as comunidades para apresentar, na teoria e na prática, técnicas e novidades sobre o manejo e a qualidade da pastagem para o gado.
Em Piratuba a maioria das famílias do interior trabalha com a bovinocultura de leite e de acordo com os técnicos, a pastagem de qualidade, e na quantidade necessária, garante maior produtividade. “Esse é o objetivo da capacitação. Levar as técnicas até os produtores para que eles tenham menos custos e mais resultados na produção, e consequentemente maior lucro. Por isso estamos sempre atentos às novidades e aos métodos que auxiliam nossos agricultores”, comenta o extensionista da Epagri, José Luiz Fontanella. “No inverno a pastagem perene, aquela do ano todo, diminui. Então é preciso fazer a sobre semeadura com as pastagens anuais de inverno para manter uma pastagem de qualidade e aproveitar as áreas plantadas. E esta é a época ideal”, destaca.
Os trabalhos foram realizados em três comunidades, reunindo inúmeros agricultores entre os três dias de treinamento. Depois de mostrar as vantagens do manejo correto, as atividades da capacitação foram realizadas na prática. “Nesta oficina mostramos a técnica de hidratação das sementes de aveia e azevém, que são as pastagens de inverno, para que elas germinem melhor e mais rápido. Também detalhamos como deve ser feita a sobre semeadura, das sementes de pastagem de inverno, sobre as de verão, as condições ideias de solo e o manejo correto dos animais para que se tenha êxito com esta tecnologia ”, explica Fontanella.