Prefeitura mantém programa de subsídio para auxiliar os produtores
Em Piratuba os agricultores contam com vários programas de incentivo e um deles é o de “Pastagem de Inverno para o gado”. A Secretaria de Agricultura paga 50% da aquisição de sementes de aveia e azevém e ainda faz a entrega nas propriedades.
A maioria das famílias do meio rural de Piratuba trabalha com bovinocultura de leite. Para garantir a quantidade e a qualidade necessária de pasto no período frio, é necessário utilizar sementes de aveia e azevém. “No inverno a pastagem de verão não rebrota e os produtores precisam fazer a sobre semeadura. Para isso, adquirem as sementes. Através do programa, eles compram quatro sacas de aveia e duas de azevém, e destas, só pagam duas de aveia e uma de azevém, ou seja, 50% é por conta da Prefeitura”, explica a secretária de Agricultura de Piratuba, Márcia Dupont. “Nosso objetivo é diminuir os custos da produção de leite, mantendo a quantidade diária, desta forma, aumentamos o lucro dos produtores no final do mês”, ressalta ela.
O agricultor Heitor Schneider, da comunidade de Lageado Mariano, é um dos produtores beneficiados. Com 18 vacas leiteiras, a produção na propriedade é de 200 litros por dia. Ele conta que o programa de subsídio faz a diferença. “Com certeza o subsídio ajuda muito, pois temos que adquirir as sementes para manter a pastagem, e o custo é alto. Com a Secretaria de Agricultura pagando a metade do investimento, fica mais fácil, temos menos custos e mais lucro. E ainda nos entregam na propriedade, isso também facilita o trabalho”, garante Schneider. “É um auxílio muito importante, dá resultados. A gente sabe que em outros municípios não é assim, não existe esse apoio”, lembra o produtor.
Neste ano, 368 famílias já foram beneficiadas pelo programa. No total, foram adquiridas 1.302 sacas de aveia e 452 de azevém. O investimento da Secretaria de Agricultura passa dos R$ 73,3 mil.