A Secretaria de Saúde de Concórdia recebeu os resultados dos exames de contraprova para investigar se um menino de 8 anos residente no Município teve dengue. Segundo o secretário de Saúde, Alessandro Vernize, tanto a segunda análise realizada no Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen), quanto o exame feito em um laboratório particular mostram que a criança não teve dengue.
O menino de 8 anos reside na área central de Concórdia. Ele apresentou sintomas como dor de cabeça, febre e diarreia no fim do mês de março e foi atendido em Concórdia. Os sintomas persistiram e os pais procuraram um médico de confiança da família em Chapecó no dia 26 março, quando foi realizada a coleta de material para exame de dengue e teve resultado positivo.
Com esse diagnóstico, a equipe do Programa de Combate à Dengue do Município e a Gerência Regional de Saúde iniciaram um amplo trabalho de investigação. Além dos exames de contraprova, foi investigada a rotina do menino. O que causou estranheza aos profissionais da saúde é que em Concórdia não há área de infestação do mosquito transmissor da dengue e a família da criança não relatou histórico de viagens. Outro detalhe é que nenhuma outra pessoa foi diagnosticada com a doença.
A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Roseli Magro, afirma que possivelmente um quadro viral tenha interferido no resultado dos exames para dengue. “Por isso, quando temos um exame positivo sempre precisamos fazer a contraprova”, destaca a enfermeira. Em Concórdia não há nenhum caso de dengue contraída no Município.