Prefeitos de todo o Brasil estão nessa semana em Brasília participando da XIX Marcha em Defesa dos Municípios, promovido pela Confederação Nacional. O prefeito Jackson Patzlaff acompanha atentamento os desdobramentos e defende uma divisão de tributos mais justa para os Município. “A maior parte do dinheiro fica em Brasília, depois passa para os Estados e os Municípios ficam com a menor fatia”, revela.
Patzlaff reitera que é preciso defender a mudança na distribuição dos recursos visando a manutenção dos serviços essenciais à população. “As Prefeitura estão cada vez mais endividadas, pois precisam manter a saúde, a educação, a infraestrutura e o Governo Federal é que fica com a maior fatia do dinheiro arrecadado”, explica.
Nesse ano, em função da situação política vivida pelo País poucas autoridades do Governo Federal participaram da programação. Nesta quarta-feira, o Ministro do STF, Gilmar Mendes, esteve presente no encontro falando aos prefeitos e autoridades presentes. Ele se mostrou preocupado com a falta de políticas públicas e a judicialização em diversas áreas, principalmente na saúde.
Patzlaff reitera que é preciso fazer um novo pacto visando melhorar a distribuição de recursos para que toda a população possa ser atendida com mais qualidade. “Os projetos também podem ser feitos com mais celeridade, ou seja, não é necessário esperar tanto tempo para liberação de uma verba para determinado investimento. Com a divisão maior do orçamento a população será ainda mais bem atendida”, acredita.