Evento é gratuito e acontece a partir das 19 horas, na Fundação Municipal de Cultura
Na próxima quinta-feira, dia 12, às 19 horas, na Fundação Municipal de Cultura, acontece palestra sobre acessibilidade nas cidades. A Comissão Técnica de Acessibilidade do Município, é apoiadora do evento que irá discutir as obrigações do poder público e da sociedade na execução de uma cidade acessível para todos.
Na acessibilidade é preciso entender as limitações físicas ou intelectuais. A inclusão não é aleatória ou acidental, ela já está inserida em nosso cotidiano. Todas as pessoas podem ser portadores de necessidades especiais em algum momento da vida e precisarem da acessibilidade urbana, seja uma gestante, um carrinho de bebê ou até uma vítima de um acidente.
O arquiteto Mário César da Silveira, que irá ministrar a palestra, destaca a mudança de padrão nos últimos anos nos centros urbanos, sobretudo, o conceito de acessibilidade. Para ele, as partes envolvidas devem assumir ainda mais a responsabilidade na promoção da acessibilidade, assegurando o acesso em igualdade de oportunidades. “A limitação está nos espaços e não nas pessoas. O interesse pela mobilidade e acessibilidade é daqueles que vivem essa realidade. As cidades devem ser projetadas para todas as pessoas e por toda a vida”, explica o palestrante.
A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Concórdia e Microrregião (AECOM), é que realiza o evento. A entrada é gratuita com limite de público de 380 pessoas.