Objetivo é criar uma rede onde grupos culturais de todo o Brasil possam trocar experiências
Os representantes de grupos culturais, diretores e secretários de Cultura de Concórdia e cidades próximas, estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira, dia 5, para uma oficina de orientação acerca do processo de cadastramento de entidades culturais, no Ministério da Cultura, através da Política Nacional de Cultura Viva.
O mediador da oficina, responsável pelo Sistema Nacional de Cultura e pela assessoria de Comunicação Social da Representação Regional de Santa Catarina, Marcelo Leal, esclareceu as dúvidas dos participantes e demonstrou na prática como realizar o cadastramento de um ponto cultural. Leal diz que a partir desse cadastro o Ministério da Cultura terá uma radiografia cultural do. “O objetivo é que os grupos culturais de todo o Brasil possam dialogar, trocar ideias e experiências e também oportunizar a troca de produtos e serviços. É um cadastro complexo, mas é importante preenche-lo corretamente para que possamos conhecer a nossa realidade cultural”, explica o mediador.
A Política Nacional de Cultura Viva foi criada pela Lei nº 13.018/2014, para garantir a ampliação do acesso da população aos meios de produção, circulação e fruição cultural. Tornou-se uma das políticas culturais com mais visibilidade, presentes nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, além de cerca de mil municípios, promovendo os mais diversos segmentos da cultura brasileira. Atualmente, atende iniciativas dos mais diversos segmentos da cultura: cultura de base comunitária, com ampla incidência no segmento da juventude, Pontos de Cultura Indígenas, Quilombolas, de Matriz Africana, a produção cultural urbana, a cultura popular, abrangendo todos os tipos de linguagem artística e cultural.
Mais de 4 mil pontos já foram cadastrados e a expectativa é que até 2020 sejam 10.500 na Rede. Qualquer grupo cultural, com CNPJ ou não, pode se cadastrar. Demais informações, assim como o link para o cadastro estão disponíveis no www.culturaviva.gov.br.