You are currently viewing Concórdia Saudável prestou mais de 5 mil atendimentos no sábado, dia 9

Concórdia Saudável prestou mais de 5 mil atendimentos no sábado, dia 9

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Evento que completa um ano, já se consolidou na prevenção de doenças e promoção da saúde

Mais uma vez, o Concórdia Saudável, realizado na Rua Coberta no último sábado, dia 9, teve uma grande adesão da comunidade. Ao todo, entre exames rápidos e laboratoriais, orientações sobre o câncer de boca, atendimentos das entidades parceiras e a participação na primeira Passeio Ciclístico, Caminhada e Corrida, foram prestados 5.326 atendimentos. “Estamos muito felizes em ver a população participando. Completamos um ano de projeto, com nove edições no Centro, Bairros e Interior, sempre procurando a prevenção de doenças e a promoção da saúde”, diz o secretário municipal da Saúde, Alessandro Vernize.

 

Nesta edição, a saúde das crianças teve atenção especial. A criançada pode fazer exames e foi atendida por profissionais de diversas áreas. Foram realizadas orientações sobre peso e medidas, cuidados com os dentes, realização de dinâmicas, pintura de rosto, brincadeiras, jogos, informações sobre trânsito e distribuição de brindes e escovas infantis. O prefeito João Girardi destacou que “o Concórdia Saudável é para todas idades, onde todos têm a oportunidade de cuidar da saúde”.

 

A enfermeira Justina Sperandio, que já participou de outras edições, veio com o filho Mateus Sperandio Frizon, que participou da Escolinha do Trânsito. Mateus também passou pelo estande de pintura de rosto e disse que gostou muito e aprendeu várias coisas. “Aprendi que tem que respeitar os sinais e que tem que esperar para atravessar na faixa”, contou o garoto. Justina também comentou que acha muito importante ações como essa, pois incentivam a prevenção de doenças, diminuindo por consequências os gastos com saúde pública.

 

Um das atividades que também teve bastante procura foi o recebimento de lixo eletrônico. Centena de equipamentos eletrônicos como televisores antigos, computadores, impressoras, aparelhos de ar condicionado, pilhas e baterias que não tinham mais serventia, puderam ser entregues para ter a destinação correta, preservando o meio ambiente e evitando o acúmulo de materiais e a proliferação de doenças.