A Secretaria Municipal de Saúde em Arabutã pretende vacinar pelo menos 1,3 mil pessoas que fazem parte do grupo de risco de contrair o vírus da Gripe A (H1N1). De acordo com o secretário Lairton Bueno, a vacina estará disponível a partir do próximo dia 25 em todos os postos de saúde de Arabutã para os grupos de risco.
Receberão gratuitamente a vacina as gestantes, crianças até cinco anos, idosos e trabalhadores da saúde. A previsão é fazer uma grande cobertura visando evitar que a Gripe A se espalhe pela região. “Estamos com todo o setor de saúde mobilizado em Arabutã para atender qualquer caso suspeito. O medicamento Tamiflu, usado em pacientes com suspeita também está disponível para os médicos que atuam na área pública do Município”, revela.
O momento é de preocupação, segundo Bueno. Ele explica que a população precisa continuar atenta a etiqueta da tosse, usar álcool gel e lavar as mãos com mais frequência. “Isso vai ajudar muito a população a não contrair a doença”, lembra.
Em caso de suspeita um profissional médico precisa ser procurado. Os sintomas são tosse, dor de cabeça e muscular, falta de ar, febre alta, coriza, congestão nasal, dor de garganta, vômito e diarreia. Em casos de suspeita é preciso encaminhar o paciente com rapidez para um diagnóstico médico e tratamento. Em Arabutã, nenhum caso suspeito foi registrado.