Imunização estava prevista para iniciar em 30 de abril e vai começar no dia 25
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) de Santa Catariana decidiu nesta quinta-feira, 31 de março, durante reunião com os secretários municipais de Saúde, que irá antecipar em cinco dias a data de início da Campanha de Vacinação contra a Influenza. A previsão era imunizar o público-alvo no período de 30 de abril a 20 de maio, mas como já foram registradas quatro mortes por Gripe A no Estado, a campanha será antecipada.
As doses ainda não chegaram, mas o Ministério da Saúde deverá encaminhar a Santa Catarina 1.759.000 doses da vacina. Segundo a Dive, para dar início à campanha o Estado deverá receber 754.130 doses, o equivalente a 42,8% do total.
As doses de 2016 irão proteger contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica ressalta que a vacina é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de casos graves por gripe. Terão direito a receber a imunização gratuitamente as crianças menores de 5 anos, gestantes, mães que tiveram filhos recentemente, idosos, indígenas, trabalhadores de saúde e doentes crônicos.
Recomendações para evitar a gripe
– Evitar, sempre que possível, ambientes onde houver aglomeração de pessoas;
– Manter os ambientes ventilados, de preferência recebendo luz solar direta;
– Beber muita água, pois a mucosa ressecada facilita a entrada do vírus;
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, de preferência líquido;
– Ao tossir ou espirrar, proteja o rosto com um lenço ou o antebraço;
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
– Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.