Obra terá investimento de R$ 2.200.373,26
O prefeito de Concórdia em exercício, Neuri Santhier, entregou na manhã desta terça-feira, 2 de fevereiro, a Ordem de Serviço para o trecho 3 da revitalização da Rua Tancredo Neves. A obra faz parte do programa Avança Concórdia e também está entre as metas do Plano Municipal de Mobilidade Urbana a serem executadas em curto e médio prazo.
A empresa Dallagnol Engenharia deverá iniciar os trabalhos nos próximos dias. Se as condições climáticas forem favoráveis, a intenção é realizar a marcação topográfica até o fim de semana.
O investimento nesta obra será de R$ 2.200.373,26, com recursos da Administração Municipal e do governo do Estado, por meio do Fundo de Apoio aos Municípios. O trecho 3 da revitalização vai do cruzamento da Rua João Suzin Marini com a Tancredo Neves, até o acesso ao bairro Portinari. A extensão é de 1,34 km.
O prefeito em exercício Neuri Santhier destaca que a revitalização será realizada em etapas, já que o projeto completo prevê melhorias até a BR 153. “Essa obra é muito importante para Concórdia. Além das mudanças no trânsito, teremos a implantação da ciclofaixa, que faz parte do Plano de Mobilidade Urbana”, afirma.
Como será o projeto
O projeto prevê a construção da terceira pista em praticamente todo o trecho, drenagem pluvial, sinalização viária, implantação da ciclofaixa, paisagismo e pavimentação asfáltica. O secretário de Urbanismo e Obras, Mauri Maran, explica que inicialmente não haverá mudanças nas vagas de estacionamento, do cruzamento da João Suzin Marini à entrada do Cinquentenário. Do acesso ao bairro ao Parque de Exposições não haverá estacionamento.
Maran também detalha que o sistema de implantação da ciclofaixa será discutido, mas a intenção é deixar o espaço livre para estacionamento de veículos durante o dia e usar como ciclofaixa no fim da tarde, início da manhã e nos sábados e domingos. O secretário comenta que os horários ainda serão definidos e haverá placas de sinalização com todas essas informações.
A engenheira responsável pela fiscalização da obra, Cristina Valcarenghi, explica que o projeto prevê uma rodovia com três pistas, sendo duas no sentido Centro/BR 153 e uma via no sentido BR/Centro. A ciclofaixa terá 2,5 metros e ficará à esquerda (Centro/BR 153).