You are currently viewing Agentes de saúde visitam 6.097 residências no sábado, dia 12

Agentes de saúde visitam 6.097 residências no sábado, dia 12

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Objetivo foi repassar orientações para combater o mosquito Aedes Aegypti 

Concórdia realizou neste sábado, dia 12 de dezembro, uma ação comunitária para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que é o transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya. No decorrer do dia, as agentes de saúde e de combate a endemias visitaram 6.097 residências. “Nossa equipe fez um ótimo trabalho e a população colaborou, permitindo a nossa entrada nas casas. Os moradores fizeram questionamentos e alguns não tinham conhecimento da situação do Brasil e dos municípios próximos”, diz a diretora de Saúde, Maria Cristina Berta. 

O objetivo da ação foi orientar as pessoas sobre como evitar a proliferação do mosquito e distribuir materiais informativos com dicas de como agir no dia a dia. A recomendação é que toda a população mantenha limpo as residências e os terrenos para acabar com os criadouros do mosquito. Maria Cristina comenta que percebeu-se em alguns locais que os vasos de flores estão com pratos sem areia, o ladrão das caixas de água não está  protegido e que algumas pessoas não tinham conhecimento da limpeza das calhas e da importância de lavar os potes de comida e água dos animais. “Por isso a realização dessas visitas foi muito importante”, ressalta a diretora.  

A partir de segunda-feira, 14 de dezembro, a Secretaria Municipal de Transportes estará recebendo pneus não utilizados para dar o destino adequado. Os pneus podem ser entregues na Garagem, que fica no bairro Guilherme Reich. 

O combate ao Aedes Aegypti é uma ação constante, mas foi intensificada a partir deste mês, depois que o Ministério da Saúde confirmou a relação entre o vírus zika e o surto de microcefalia na região Nordeste. A microcefalia é uma malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada, ou seja, os bebês nascem com perímetro cefálico (PC) menor que o normal, que habitualmente é superior a 32 cm. Um grande agravante é que não há um tratamento específico para a microcefalia. 

 

Dica importantes para combater o mosquito

– Tampe os tonéis e caixas de água;

– Lave semanalmente com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água;

– Encha de areia até a borda os pratos das plantas;

– Coloque no lixo todo o objeto não utilizado que possa acumular água.

– Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada;

– Mantenha as calhas limpas;

– Não deixe água acumulada sobre a laje.