Os sessenta e seis anos de Arabutã que participaram do Programa de Resistências às Drogas (Proerd) da Polícia Militar se formaram na sexta-feira, dia 4. O evento contou com a participação dos familiares, autoridades e lideranças políticas do Município. A formatura reuniu alunos do 5º ano do Grupo Escolar Paulo Freire e do Núcleo Educacional Municipal Nova Estrela. O curso ministrado por policiais do 20º Batalhão da PM no Alto Uruguai Catarinense teve duração de três meses. Durante as aulas informações pertinentes ao combate às drogas foram repassadas.
A secretária Municipal de Educação, Lise Mara Arend, afirma que os familiares estavam orgulhosos dos formandos que receberam a qualificação a partir de um instrutor da Polícia Militar. Segundo ela, o Proerd é um excelente programa que visa à formação de futuros cidadãos que irão construir uma sociedade melhor.
“O desafio ainda é grande, mas momentos como esses nos deixam felizes, pois sabemos que temos esperança de ver nossas crianças longe das drogas”, enfatiza. Lise Mara afirma também que os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre as técnicas e formas de resistir às drogas, principalmente a partir de oferecimento por pessoas estranhas ou de convívio mais próximo.
O prefeito Jackson Patzlaff elogiou o trabalho da Polícia Militar em levar mais informações às crianças com o programa. Ele também destacou da importância da educação preventiva. “As drogas estão em toda parte ou em qualquer cidade. Por isso, é necessário um trabalho de prevenção e orientação. A Polícia Militar está fazendo o seu papel. Nós temos que também ajudar orientando nossos filhos em casa”, destacou.