No dia 2, alunos e professores do Centro Educacional Professor José Arlindo Winter de Peritiba, participaram do cerimonial de entrega do Prêmio Epagri Escola Ecologia Márcia Mortari, em Florianópolis.
A Escola peritibense ficou entre os 10 melhores projetos do Estado, sendo que havia 32 inscritos. Peritiba participou do Prêmio com o Projeto Contraturno: Educação Ambiental na Oficina de Horticultura e Jardinagem, que envolve 162 alunos do Projeto Contraturno de 1º ao 5º ano do ensino fundamental.
Neste ano o Projeto Contraturno está sendo desenvolvido pelas professoras Marizete Maltauro e Roselei Pissaia e atende aos alunos do 1º ao 5º ano, sendo que cada turma em um dia da semana, no período do contraturno escolar.
Para os alunos, a premiação foi além do cerimonial, pois tiveram uma programação diferente desde o dia 1º. Acompanhados dos professores e diretores os alunos realizaram passeio pelo centro histórico, praia, piscina, circo, trilha e outras atividades na Capital, deixando todos ainda mais felizes.
A entrega do prêmio foi realizada na sede da Epagri. A programação iniciou com uma visita à exposição das dez experiências premiadas, instalada nos corredores da empresa.
Na solenidade de premiação, cada escola recebeu certificado e um kit de jogos cooperativos, que foram entregues por diversas autoridades, incluindo o Secretário em exercício da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, a representante do Banco Mundial, Katia Medeiros e vários membros da diretoria executiva da Epagri.
O prêmio Epagri Escola Ecologia Márcia Mortari está na 9ª edição e busca reconhecer e valorizar ações de educação ambiental em escolas públicas das áreas rural, pesqueira e indígena de diversas regiões de Santa Catarina. Os projetos premiados estão distribuídos por dez regiões catarinenses e envolvem 1.120 alunos. São iniciativas que incluem reciclagem de lixo, horticultura, jardinagem, captação de água da chuva, preservação da água, aquaponia (produção de peixes associada à hidroponia), entre outras ações voltadas para a sustentabilidade e a educação ambiental.
O prêmio é executado pela Epagri com apoio financeiro do Programa SC Rural. Desde 2008, é denominado “Márcia Mortari” em homenagem à extensionista da Epagri, já falecida, que realizou um trabalho ambiental de destaque no Alto Vale do Itajaí.
(Informações publicadas em http://www.epagri.sc.gov.br/?p=13403)