Produtos com a marca de Piratuba foram elaborados
Depois de exatamente um ano de capacitações e experiências, os participantes do projeto “Piratuba, Artes, Cores e Sabores”, que trabalha com gastronomia e artesanato, apresentaram os resultados. Na noite de quarta-feira, os novos produtos elaborados foram expostos na “Vila do Artesão”, montada no Centro de Eventos.
O projeto foi desenvolvido entre a Prefeitura e o Sebrae, com o objetivo de capacitar os artesãos de Piratuba, para que produtos com características do município fossem criados. “Temos muitos talentos no nosso município, tanto no artesanato, como na culinária e nossa intenção era criar pratos e peças com a identidade de Piratuba, com características que lembrem o município. Isso era um pedido dos turistas”, explica a diretora de Cultura, Solange Hachmann.
Além de capacitar os 40 participantes, os consultores do Sebrae também fizeram pesquisas locais para identificar as características de Piratuba. Baseados neste estudo, que valorizou a história, a cultura, o campo a água e o lazer, seis pratos de gastronomia artesanal foram criados a partir da culinária alemã, italiana e cabocla. As peças artesanais, confeccionadas com madeira, pedras, água, palha, cipó e outros, também valorizam estes elementos e, feitos com o padrão exigido pelo projeto, vão levar o selo de identificação, com a “Marca Piratuba”. “O resultado do projeto foram estas coleções lançadas, que identificam Piratuba. Os pratos ficaram realmente com os sabores daqui, da nossa terra. Já as peças artesanais apresentam brinquedos, fontes de água, toalhas, bordados, crochês, luminárias, cestos, chaveiros, tapetes e muitos outros, mas todos com as características de Piratuba”, relata Solange, empolgada.