Município de Ipira mantém vivo há 22 anos uma lenda vinda da tradição germânica, que contava a história de uma família muito religiosa que tinha um filho único e queria torná-lo padre.
São 22 anos de tradição e que a cada edição torna a Noite das Lanternas um evento ainda maior e mais tradicional no Município, agradando o público que prestigia. O evento que faz parte da Rota Natalina recebe atenção especial da Comissão organizadora que não mede esforços para a realização da festa sair ao agrado de todos. São muitos dias de trabalho, com uma decoração natalina belíssima que deixa a cidade ainda mais bela.
A programação iniciou às 19h30min com um delicioso café servido na N.R. Churrascaria onde os participantes puderam degustar os “Sabores de Ipira”. Logo após a concentração em massa lotou a Praça Geraldo Clemente Dieckmann para apreciar as apresentações da noite.
Alto Bela Vista, Ipira e Peritiba fazem parte do Projeto Integrar e deram um show com as apresentações da Flauta Doce e as Bandas Municipais sob a coordenação do professor Maiquer Lappe e os Corais com belíssimas de músicas sob a regência de Werno Klein.
Em seguida aconteceu à concentração para o desfile saindo do correio, percorrendo a Rua 15 de Agosto até o pátio da Prefeitura, onde o céu colorido e iluminado deixou as pessoas deslumbradas com tamanha beleza, aproximadamente 15 minutos de fogos com o esplêndido show pirotécnico.
Na sequência, o destino foi o Ginásio de Esportes para o show com Banda Eletro Baile que também agradou muito a todos.
De acordo com o Secretário de Cultura Turismo, Indústria e Comércio, Oladimir Odi Rese, o evento superou as expectativas. É gratificante ver o público prestigiando em grande estilo, o que comprova que o acontecimento já se tornou uma festa tradicional no Município com destaque regional. “Agradecimento a todos que não mediram esforços para a realização desse evento da melhor maneira possível, Empresa Etraud Máquinas e Equipamentos e Agropecuária Ipê grandes parceiros na realização do evento, Agência Nativa e demais meios de comunicação”, frisou o Secretário Oladimir.
No dia 06, fazendo parte das programações da Rota Natalina 2015 acontece a partir das 19h30min, o Natal em Filadélfia com apresentações Culturais, Feira de Artesanato e Produtos Gastronômicos no Centro da Comunidade e às 21h Acendimento das Luzes.
Breve Relato
O evento foi realizado pela primeira vez no ano de 1993, por iniciativa do Hunsrücker Volkstanzgruppe – Ipira. Uma família muito religiosa que tinha um filho único e queria torná-lo padre. O garoto era contrário à idéia. Por isso ele fugiu de casa e acabou se perdendo na mata. Preocupados, familiares e vizinhos se reuniram e foram com suas lanternas à procura do rapaz, sendo encontrado horas depois. Com o passar dos anos a prática se repetiu no mesmo período, o que acabou por se tornar tradição.