O município de Peritiba conquistou o 3º lugar no prêmio Melhores Práticas de Atenção Básica em Santa Catarina/2015, realizado pela Secretaria Estadual de Saúde.
Foi pensando em criar ações locais através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família-NASF no município que a Farmacêutica do município, Liziane Trombetta, com o apoio e ação conjunta da equipe e agentes comunitárias de saúde, desenvolveu o projeto para conscientização do descarte de medicamentos.
Inicialmente, o projeto foi apenas colocado no papel, até serem estabelecidas todas as etapas e os objetivos e, em agosto de 2014, passou da teoria para a prática.
Com a ajuda de agentes comunitárias de saúde, a campanha foi sendo divulgada de casa em casa. Em seguida, a informação chegou aos grupos de apoio, teve divulgação em rádio e site do município.
Tendo a campanha divulgada, foram dispostas lixeiras identificadas para a coleta em 5 pontos: Posto de Saúde, CRAS, Prefeitura e nas duas farmácias do município.
O projeto em Peritiba é permanente e tem o objetivo de recolher medicamentos vencidos ou que não são mais aproveitados pelos munícipes para que não sejam descartados no meio ambiente ou manipulados de forma errada.
Em outubro deste ano, os projetos de atenção básica desenvolvidos nos municípios catarinenses seriam premiados pela Secretaria Estadual de Saúde. Foi então que o projeto foi inscrito e passou a concorrer com outros 187, de todo o estado.
Os municípios premiados foram divulgados nesta semana e Peritiba conquistou o 3º lugar no estado, 1º na região da Amauc, com o projeto intitulado “Descarte consciente e uso racional de medicamentos no município de Peritiba”.
“A premiação é recebida pelo município e equipe com alegria e demonstra o reconhecimento pelo trabalho realizado, pois o resultado positivo do nosso trabalho é o que nos motiva todos os dias a inovar e a estar prestando um serviço e saúde de melhor qualidade para nossa população” comenta a farmacêutica Liziane Trombetta.
Como prêmio o município receberá um computador, que será entregue nos próximos dias e ficará ao dispor da Secretaria de Saúde.