Família Petry conseguiu certificação de que propriedade é livre de tuberculose e brucelose do Ministério da Agricultura
Arabutã – Uma propriedade do interior de Arabutã foi à primeira da região do Vale da Produção a receber a certificação dos órgãos de sanidade animal de estabelecimento de criação livre de brucelose e tuberculose. O documento é assinado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pela Secretaria Estadual da Agricultura. A propriedade da família Petry, localizada em Linha Paraiso, trabalha, principalmente com a produção de leite.
No total são mais de 60 animais na propriedade, sendo 35 vacas de leite que produzem cerca de 650 litros por dia. O agricultor Glicério Petry afirma que está muito feliz com o reconhecimento. “A propriedade é familiar, mas precisamos dar garantia à empresa que compra o nosso produto e ao consumidor final”, explica. Petry lembra que a família está na propriedade a mais de meio século e a certificação garante que os animais são de procedência.
Elgarton Petry, também ajuda a família na propriedade e decidiu continuar no campo com a família. Ele também incentivou a realização dos exames necessários para garantir a certificação da propriedade da sua família. “Com isso, nós temos um leite valorizado. Alguns centavos a mais são pagos pela empresa que recolhe o produto”, revela.
O bovinocultor de leite explica ainda que foram investidos quase R$ 5 mil em exames, que precisarão ser renovados todos os anos. Elgarton acredita que com a certificação o plantel de animais também é valorizado no mercado. Ele lembra que futuramente todos os produtores terão de se adequar as normas sanitárias exigidas e com a certificação foi possível se adiantar ao processo que será inevitável.
O vice-prefeito Marcelo Morche ressalta que a família Petry é tradicional no Município de Arabutã. Ele conta a certificação é fundamental para o setor produtivo e poderá servir de motivação para mais agricultores. “É importante manter agricultores fortes no campo. A economia da cidade gira em torno da agricultura e a Prefeitura incentiva às atividades ligadas ao segmento”, reitera.