Quem fizer o pré-natal pelo SUS vai receber uma bolsa com um kit de cuidados ao bebê
As gestantes recebem uma atenção especial em Concórdia. Na manhã desta terça-feira, três de novembro, foi lançada mais uma edição do projeto “Pequeno Concordiense”, que tem como objetivo incentivar as gestantes para que iniciem o pré-natal (acompanhamento da evolução da gestação por profissionais da saúde) nas primeiras semanas de gravidez e para que as crianças sejam acompanhadas pelos profissionais da saúde no período de 0 a 2 anos de idade.
As mulheres que concluírem todo o programa do pré-natal vão receber uma bolsa especial que já foi entregue a algumas gestantes na manhã de hoje. O kit contém uma capa protetora da Caderneta de Saúde, um certificado do Pequeno Concordiense, uma dedeira para higiene oral, caixa com cotonetes, uma tesoura pequena (para corte das unhas), uma toalha pequena, um termômetro e material para curativo umbilical. Para receber a bolsa é preciso fazer as sete consultas do pré-natal pelo SUS, sendo três com médico, três com enfermeira e uma com dentista. Além disso, é preciso participar dos grupos de gestantes e ou educação em saúde.
O secretário de Saúde de Concórdia, Alessandro Vernize, destaca que a realização do pré-natal é muito importante para os cuidados com a gestante e com o bebê. Entre os objetivos do projeto “Pequeno Concordiense” também está o incentivo ao parto normal. Vernize comenta que em 2014 nasceram 1.009 crianças em Concórdia e 75% dos partos foram cesáreas. Em 2015, 74% dos 832 nascimentos foram por cesariana.
O prefeito de Concórdia, João Girardi, enfatiza que as mulheres devem aproveitar a oportunidade de serem acompanhadas por profissionais da saúde desde o início da gravidez. “Incentivamos esses projetos para que as mães e bebês tenham mais tranquilidade e segurança durante a gestação”, ressalta.
A gestante Juliana Boscatto, que faz acompanhamento no posto de saúde do Distrito de Santo Antônio, agradeceu o atendimento que recebe na unidade. “Estou na minha segunda gestação e sempre me atenderam muito bem”, afirma. Tatiane Vicenci, que faz o pré-natal na ESF do bairro dos Estados, participa das atividades semanalmente. “Sou atendida por pessoas maravilhosas, que esclarecem minhas dúvidas até por telefone”, enfatiza.