Produto turístico que resgata a tradição das visitas noturnas dos italianos foi criado em 2013
A sessão da Câmara de Vereadores de Concórdia da quarta-feira, 21 de outubro, teve um incremento muito especial. A apresentação do prêmio internacional recebido pelo projeto Filó fez um resgate dos costumes que já foram praticados pela maioria dos concordienses que é descendente de famílias italianas.
O destaque foi a premiação do projeto Filó, que conquistou o primeiro lugar no Festival Internacional Audiovisual de Cultura e Turismo, na categoria Pessoas, Culturas e Tradições. A premiação foi entregue em Joinville no mês de setembro. Na noite de ontem o troféu do prêmio foi apresentado especialmente ao prefeito de Concórdia, João Girardi, e ao presidente do Legislativo, Mauro Mendes.
O projeto Filó foi criado em Concórdia em agosto de 2013. O prefeito João Girardi diz que na época foram poucas as pessoas que acreditaram no sucesso deste produto turístico. “Preservar a cultura e as tradições é qualidade de vida. Esse projeto é uma forma de fazer com que nossos filhos também conheçam essa história”, destaca.
O diretor Executivo do Águas do Oeste Catarinense Convention & Visitours Bureau, Agenor Frigo, comenta que o projeto é mantido em parceria entre o poder público, iniciativa privada e associações. O presidente do Águas do Oeste Catarinense Convention & Visitours Bureau, Evandro Novak, enfatiza que o Filó é o primeiro projeto turístico de Santa Catarina premiado internacionalmente nesta categoria.
Depois da solenidade realizada na Câmara de Vereadores, foi servido o tradicional jantar no Paiol dos Pellizzaro, na comunidade de Lageado dos Pintos. O cardápio é composto por polenta, fortaia, radichi coti, salame frito e outros.
Sobre o Filó
O “Filó” é um evento de três horas que acontece duas vezes por mês, sob agendamento no Paiol dos Pellizzaro no roteiro de agroturismo Caminho da Roça, com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo. O evento apresenta os costumes dos descendentes da cultura italiana e é um momento descontraído que permite as pessoas voltarem na história, por meio dos cantos italianos, reza, virada da polenta, jogos e piadas. Outro destaque do projeto é o jantar típico da culinária italiana que é servido no Paiol dos Pellizzaro.