Milhares de agricultores de Arabutã já passaram por qualificação profissional em cursos do Serviço de Aprendizagem Rural (Senar) e outras entidades parceiras do Município. O trabalho é coordenado pelo Centro de Referência de Assistência Social da Prefeitura de Arabutã. A coordenadora do CRAS em Arabutã, Silvia Petry Klaus, afirma que a programação é desenvolvida durante os 12 meses do ano com a intenção de auxiliar o produtor no campo.
“Arabutã tem uma economia essencialmente agrícola e a qualificação e o acesso às informações são fundamentais”, revela. Nesse sentido, a Prefeitura tem incentivado de forma intensa a realização dos cursos de forma gratuita com agricultores, grupos de mães e idosos. Silvia explica que nas próximas semanas um curso de inclusão digital será aplicado no Município.
A intenção é levar o máximo de conhecimento para o morador do campo que também recebe palestrar e acompanhamento com dentistas e nutricionistas. “Queremos continua prestando esse serviço de qualidade e garantindo a manutenção do nosso agricultor no campo”, enfatiza.
Silvia lembra que também trabalho eventos pontuais com os 16 grupos de mães e os cinco grupos de idosos em Arabutã. São feitos almoços, entregue lanches visando promover a integração. A coordenadora do CRAS, lembra ainda que foram ministrados cursos ainda voltados à carne suína, conservas, horta e jardim, embutidos e defumados.
Silva reitera que o trabalho é prestado de forma gratuita em parceria com várias entidades, mas principalmente o Senar. “Vamos continuar com esse trabalho que consideramos importante para a inclusão dos nossos agricultores, idosos e mães. A proposta é ampliar os serviços e sempre abordar temas necessários para os dias atuais”, reitera.