Ex-senador falou sobre credibilidade e ética política, redes sociais, força popular e a educação no Brasil
Piratuba sediou, entre quinta, sexta e sábado, o Seminário de Agentes Políticos da Escola do Legislativo de Santa Carina. O evento, que foi realizado em parceria com a Prefeitura e a Câmara de Vereadores do município, reuniu nomes conhecidos da política, do jornalismo, do direito e da administração pública. Entre os palestrantes, esteve Pedro Simon, que foi senador por mais de 30 anos.
Prefeitos e vices, vereadores, autoridades políticas e profissionais ligados às administrações municipais e do Estado é que participaram do Seminário no Centro de Eventos de Piratuba. Simon foi quem encerrou o ciclo de palestras na manhã de sábado. Em meio as histórias políticas e pessoais ele avaliou o cenário atual do Brasil e afirmou que o país ainda pode tomar um novo rumo. “Hoje estamos vendo que os grandes corruptos podem ser presos sim, a Lei da ficha limpa é que está contribuindo. Não é apenas o ladrão de galinha que está indo para a cadeia e é desta forma que vamos mudar o Brasil”, ressaltou durante a palestra. “Depois que uma equipe séria da Polícia Federal começou a fazer um trabalho de investigação, minucioso e abrangente, muitas coisas mudaram, os chefões da corrupção estão aparecendo e isso nos faz acreditar que o cenário mude”, discursou.
O ex-senador também destacou que o povo do Brasil é sério e que tem força. “Nosso país precisa de atitude e ela tem que partir do povo, que é sério, trabalhador e tem muita força. Temos ferramentas, como o celular e as redes sociais, por exemplo, que nos permitem falar e mobilizar muitas pessoas em pouco tempo. Usem isso, levem a sério, quando houver um chamado, o povo deve ir para as ruas, sem armas, sem vandalismo, apenas com a voz. Isso já aconteceu e os resultados vieram”, lembrou Simon. “A mudança também passa pela educação e para isso precisamos dar bons exemplos, e é preciso que a credibilidade venha de cima, É como eu disse, não adianta prender o coitado ladrão de galinha, tem que prender os corruptos que roubam milhões”, repetiu Simon.
De acordo com o coordenador da Escola do Legislativo, Antoninho Tibúrcio Gonçalves, esta foi uma oportunidade valiosa para os participantes. “O conhecimento e a experiência do senador, que tem 85 anos, fecharam o Seminário com chave de ouro. Sem dúvidas foi um momento histórico para Piratuba e para a Escola. Quem assistiu a palestra aplaudiu em pé”, relata. “É preciso destacar também o comprometimento do Pedro Simon. Esta palestra seria realizada na sexta, mas em função do tempo e da chuva, o avião que levava ele de Brasília a Chapecó, não pode pousar. Ele só desceu em Porto Alegre, e decidiu vir de carro para cumprir com o compromisso”, destaca Gonçalves.
MAIS CONHECIMENTO:
A Escola do Legislativo tem como objetivo principal, promover o aperfeiçoamento profissional dos servidores da Alesc e aproximar o parlamento catarinense dos legisladores municipais. Durante o Seminário os inscritos também acompanharam as palestras dos jornalistas Moacir Pereira e Cláudio Prisco Paraíso. Eles abordaram as questões da evolução da comunicação, redes sociais e o comportamento dos parlamentares em relação à mídia. O auditor do TCE, Luis Carlos Wisintainer e o ex-presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/SC, Alexandre Dorta Canella, também estiveram em Piratuba e trabalharam com o papel do vereador no sistema orçamentário e a reforma política. O especialista em Administração Pública, Antoninho Gonçalves, apresentou o trabalho da Escola do Legislativo e os resultados do 1º Censo Legislativo. O consultor da ONU, Jamir Albuquerque e o especialista em Direito Administrativo, Noel Antonio Baratieri também palestraram e falaram sobre a inteligência política e técnicas de simplificação na organização Legislativa.
PRESENÇA:
Mesmo sem palestrar, o deputado Estadual Romildo Titon, que é presidente da Escola do Legislativo, o ex-deputado Renato Hinnig, atual presidente do Iprev – Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina e o ex-senador Casildo Maldaner, marcaram presença no Seminário.