You are currently viewing Concórdia é a capital regional da leitura e das manifestações culturais

Concórdia é a capital regional da leitura e das manifestações culturais

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Feira do Livro foi aberta na manhã desta quinta-feira, 1º de outubro, e segue até o dia três

 

Olhos atentos e curiosos para descobrir um universo de informações e novidades. Muitas crianças participaram nesta manhã da abertura da Feira do Livro de Concórdia (FELIC), que a partir dessa quinta-feira, 1º de outubro até o sábado, dia três, vai transformar o Município na capital regional da leitura e das manifestações culturais. A garotada já teve contato com a imensidão de livros que estão expostos na Rua Coberta e também já participou de espetáculo teatral e sessões de contação de histórias.

 

Ao longo do dia, várias atividades voltadas ao incentivo à leitura serão realizadas na Rua Coberta, Câmara de Vereadores e Galeria Municipal de Artes. O prefeito de Concórdia, João Girardi, diz que a FELIC é uma ótima oportunidade para que a população tenha contato com o mundo dos livros. “Além do acesso ao conhecimento, a leitura também ajuda a formar bons cidadãos”, afirma o prefeito.

 

E não foi apenas as crianças que aproveitaram a Feira do Livro. Reni Beangema, moradora da área central da cidade, estava passando pela Rua Coberta na hora da abertura oficial e aproveitou para conhecer a programação. “Esses eventos são muito importantes para incentivar a leitura”, afirma Reni, que já se programou para levar o netinho de seis anos à FELIC. “Ele gosta muito de ler e vai adorar”, ressalta.

 

A secretária da Educação, Samira Furlan, diz que uma feira que facilite o acesso das pessoas aos livros é uma maneira de incentivar o hábito da leitura. “As estratégias de contação de histórias e a vinda de um escritor também aproximam as pessoas desse universo”, enfatiza a secretária.

 

A Feira do Livro de Concórdia é realizada em parceria entre a Secretaria da Educação, Fundação de Cultura e Sesc. Nesta quinta-feira, a programação vai das 9h às 21h, na Rua Coberta. Quatro livrarias estão expondo e vendendo livros.

 

 

Confira a programação de hoje

– Oficina Literária de Cartuns com a cartunista Simone Talin, na Galeria Municipal de Artes. Haverá duas turmas, uma das 10h às 11h30 e outra das 14h às 15h30;

– Divulgação dos trabalhos da Biblioteca Pública Júlio da Costa Neves e contação de histórias das personagens Vovó Carola e Dona Benta às 10h, 14h e 15h30. A faixa etária indicada é de quatro a seis anos.  

– Contação de História com Grupo Teatral Piliquinha na Câmara de Vereadores, às 10h30 e às 15h30;

– Apresentação de Dança dos alunos do GEM Nova Brasília e EBM Santa Rita às 13h30, em frente ao palco da Rua Coberta;

– “Saraula” com Alexandre Brito às 14h, na Câmara de Vereadores;

 – Contação de História com o Grupo Teatral Piliquinha (especial para idosos) às 15h, na Câmara de Vereadores;

– Oficina de Criação de Texto (Oficina Desmiolada) com o escritor Alexandre Brito, às 16h na Câmara de Vereadores;

– Apresentação de Dança dos alunos da Oficina Artística de Dança de Rua da Fundação Municipal de Cultura às 16h30, em frente ao palco da Rua Coberta, com coordenação de Tiago dos Santos;

– Lançamento de Livros: “Quintal da minha terra” de Eliane Regina Suzin e “A colonização na pequena propriedade familiar pelo descendente de imigrante e o desenvolvimento socioeconômico de Concórdia (1920 a 1960)”, de Milton Amador, às 19h30 no palco da Rua Coberta.