Programação faz parte da formação continuada oferecida pela Secretaria Municipal de Educação
Os profissionais dos Centros Municipais de Educação Infantil CMEIS participam nesta segunda-feira, dia 28, de Seminário Municipal de Educação, onde estão sendo debatidos os desafios da Rede Municipal de Ensino para os próximos anos. O prefeito João Girardi, o vice-prefeito Neuri Santhier e a secretária municipal de Educação, Samira Furlan, participaram da abertura do evento, que acontece no Teatro Maria Luiza de Matos, na Fundação Municipal de Cultura.
O Seminário faz parte da formação continuada oferecida pela Secretaria Municipal de Educação, e é uma proposta de estudo das teorias e problemáticas educacionais e na oferta de uma educação de qualidade, numa perspectiva do pensar e repensar a educação na contextualização atual. “A educação tem o papel de formar a consciência das pessoas com cidadãos e os professores e auxiliares têm papel fundamental nesse processo. Avançamos muito na Educação na nossa cidade e sabemos que foi com a ajuda de cada servidor”, salienta Santhier.
Girardi destaca o empenho e a dedicação desempenhados pelos profissionais nos CMEIs. “Nos sentimos muito seguros com o trabalho desenvolvido. São profissionais que se preocupam em atender as crianças com competência, carinho e dedicação”, comenta Girardi. De acordo com a secretária Samira, a sociedade sempre exige o melhor serviço e a Rede Municipal está oportunizando o aperfeiçoamento para oferecer um atendimento de qualidade. “O desafio que temos é pensar, é discutir as ações que devem ser realizadas para um futuro próximo. Os profissionais precisam ser coerentes e comprometidos com o papel de educadores, que é muito especial”, enfatiza Samira.
A palestrante da manhã, professora do curso de pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS Campus Erechim/RS, Sandra Pierozan, fala da renovação dos quadros de profissionais nas secretarias de Educação e comenta que essa diversificação de professores com 20 anos de experiência e os que estão iniciando a carreira, com menos de dez ou cinco anos, garante a continuidade no desenvolvimento dos Plano Nacional, Estadual e Municipal de Educação.
Apresentações culturais
Os alunos do Grupo Escolar Municipal Nova Brasília, que tem a Educação Integral do currículo, apresentaram algumas atividades realizadas durante o período escolar. A Fanfarra Mirim recepcionou o público logo na entrada da Fundação de Cultura e exibiu algumas músicas. As alunas da oficina de dança também proporcionaram belos momentos aos presentes.
Profissionais dos Grupos Escolares e Escolas Básicas
Nesta terça-feira, dia 29 de setembro, a programação é destinada ao professores dos Grupos Escolares e Escolas Básicas, também com a mesma temática. O Seminário acontece durante todo o dia no auditório do Centro de Eventos.