Na tarde de ontem (23) aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores a Audiência Pública sobre o recolhimento de carcaças dos animais mortos nas propriedades. A mais de uma semana os agricultores vêm encontrando dificuldade devido ao cancelamento do recolhimento dos animais em suas propriedades.
Mais de 200 pessoas entre governo federal, estadual, municipal, iniciativas privada e produtores compareceram à audiência, demostrando a importância e a urgência de se tomar uma decisão.
Já existe uma comissão com integrantes do Ministério da Agricultura, Secretaria Estadual da Agricultura, Cidasc e Embrapa que irão trabalhar para buscar soluções para esta problemática, que não é um problema que assola somente a região do alto Uruguai e sim de todo o Brasil.
A audiência permitiu o esclarecimento de dúvidas e apresentação do projeto de pesquisa que está sendo desenvolvido pela Embrapa sugerindo o correto manejo dos animais mortos. Os produtores demostraram sua ansiedade e a necessidades de um prazo para que se possam adotar novas medidas.
O primeiro encaminhamento da audiência foi de que seja elaborada um a Normativa Mínima que permita a retomada imediata do recolhimento e destino adequado de carcaças de animais mortos, até que sejam apresentadas novas soluções.