Documento prevê ações que devem ser feitas para os próximos 20 anos
A Administração Municipal de Concórdia recebeu na tarde desta quarta-feira, 23 de setembro, o Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PMMU), que foi elaborado pela empresa Via 11 Engenharia, de Joinville. Segundo o engenheiro de Segurança Viária da Via 11, Paulo Roberto Vieira, Concórdia é um dos primeiros municípios de Santa Catarina a concluir o PMMU, que é um documento obrigatório para todos os municípios com mais de 20 mil habitantes. A prefeitura que não o fizer até o decorrer de 2015, conforme a lei nº 12.587, pode ficar impedida de receber recursos públicos do governo federal.
O Plano Municipal de Mobilidade Urbana contém mais de 600 páginas e faz um diagnóstico das condições da cidade e apresenta um plano com ações que devem ser realizadas nos próximos 20 anos. Entre as diretrizes a serem executadas em curto prazo, está o incentivo para que as pessoas se desloquem na cidade usando o transporte coletivo, bicicletas ou a pé. Vieira ressalta que, em longo prazo, estão previstas a construção das vias de contorno na cidade para reduzir o tráfego de veículos no centro.
Outra proposta apresentada no documento é evitar o tráfego de caminhões no centro da cidade nos horários de pico, que é das 11h30 às 13h30 e das 17h30 às 19h. Também está entre as diretrizes a ligação entre os bairros para que seja possível o deslocamento de veículos sem obrigatoriamente passar pelo centro da cidade.
O secretário de Urbanismo e Obras, Mauri Maran, diz que o foco do PMMU não é apenas a execução de obras. “É importante trabalharmos o comportamento e a conscientização das pessoas”, afirma.
O prefeito de Concórdia, João Grardi, destaca que a Administração Municipal não elaborou o documento apenas porque é uma exigência legal. “Melhorar a mobilidade urbana é investir na qualidade de vida das pessoas”, enfatiza.
O vice-prefeito Neuri Santhier acrescenta que algumas obras que vão melhorar a mobilidade urbana já estão sendo executadas, como é o caso da construção da terceira pista na Rua Senador Attilio Fontana. “Além disso, temos ações já projetadas como a revitalização da Rua Tancredo Neves, a implantação da segunda etapa das mudanças no trânsito central e a implantação de parte da ciclovia”, destaca.