Fumdema disponibilizou 150 mudas de espécies como pitanga, cereja, araçá e jabuticaba
A Fundação Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Fumdema), o Hospital São Francisco e Lions Clube de Concórdia, realizaram na tarde desta segunda-feira, dia 21, distribuição de mudas de árvores nativas e frutíferas, na Praça Dogello Goss. A ação aconteceu em comemoração ao Dia da Árvore, que tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso.
A Fumdema disponibilizou 150 mudas de espécies como pitanga, cereja, araçá e jabuticaba. Além de outras também entregues pelos parceiros. O superintendente da Fumdema, Edno Gonçalves, fala da necessidade de reconhecer a importância da árvore em nosso cotidiano. “Ela traz mais verde para a cidade, melhora a qualidade de vida, garantindo frutos, sombra e temperaturas mais amenas”, explica Edno.
O Dia da Árvore é comemorado todo dia 21 de setembro, logo antes do início da Primavera. A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais. As diversas espécies existentes são fundamentais para a vida na Terra porque aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais.
Periodicamente a Fundação distribui mudas de árvores nativas nos bairros, comunidades do interior, instituições e escolas. Através do projeto “Melhorando a Cidade”, já foram entregues cerca de mil mudas.