You are currently viewing Semana Farroupilha segue com atividades até domingo em Piratuba

Semana Farroupilha segue com atividades até domingo em Piratuba

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Tradicionalistas iniciaram a programação no final de semana 

No último domingo os tradicionalistas de Piratuba iniciaram a Semana Farroupilha no município. Uma caminhada pela Avenida 18 de Fevereiro com representantes de entidades, grupos de danças e autoridades, foi realizada. Na Praça do Ferroviário, o acendimento da Chama Crioula e uma encenação, marcaram a abertura oficial da semana que presta homenagens aos líderes da Revolução Farroupilha. 

O tradicionalista Darci de Moura, conhecido por guardar a história gaúcha no município de Piratuba, foi quem conduziu a abertura. Além de relembrar a Revolução Farroupilha, ele e autoridades municipais, encenaram a assinatura do “Tratado do Ponche Verde, de 1845”, documento que simboliza o final da guerra. “Este foi um momento histórico e que precisa ser lembrado. Depois de anos de guerra, o tão esperado acordo de paz foi assinado”, destacou Moura, durante a encenação. “Muita gente conhece a Semana Farroupilha, mas não sabe exatamente o significado, por isso este resgate histórico é importante”, ressaltou o tradicionalista. 

A tarde seguiu com rodas de chimarrão, declamação de poesias e apresentações dos grupos de danças gaúchas de Piratuba. “Nosso objetivo é envolver os tradicionalistas, entidades e pessoas que gostam da cultura gaúcha, justamente para relembrar a história nestes momentos de confraternização”, comenta a diretora de Cultura Solange Hachmann.

 

A programação segue:

Nesta segunda-feira, a programação terá apresentações na Praça, a partir das 18h. Na terça, quarta e quinta-feira as entidades se reúnem no mesmo local, sempre a partir das 18h, para as tradicionais rodas de chimarrão, cantorias e apresentações. 

Na sexta-feira, dia 18, um “costelão” será servido no Centro de Eventos, às 20h. As fichas podem ser adquiridas com os integrantes do CTG Integração do Vale.  Já no sábado os tradicionalistas voltam para a Praça com a “Missa Crioula” que será realizada às 18:30h. No domingo a programação será encerrada com um encontro de gaiteiros e violeiros, às 16h.