You are currently viewing Orientações sobre os riscos do narguilé na Semana de Combate ao Fumo

Orientações sobre os riscos do narguilé na Semana de Combate ao Fumo

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Orientações sobre os riscos do narguilé na Semana de Combate ao Fumo

Equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família está fazendo palestras em várias escolas

O número de usuários de narguilé (dispositivo para fumar) tem aumentando muito nos últimos anos e a estimativa é que são mais de 300 mil consumidores no país. Diante desta realidade, o Ministério da Saúde recomendou que o tema tenha destaque no Dia Nacional de Combate ao Fumo, em 29 de agosto. Em Concórdia, a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) está realizando palestras em várias escolas do Município sobre os prejuízos que o uso do narguilé causa à saúde.

 

As atividades iniciaram na manhã desta segunda-feira, 24 de agosto, e seguem até a próxima sexta-feira, 28 de agosto. O professor de educação física Felipe Machado, a fisioterapeuta Viviane Missio, o farmacêutico Jeter Slongo e a psicóloga Luana Uberti fazem palestras às turmas de 7º e 8º ano.

Os profissionais repassam informações sobre o uso do narguilé e os alunos também aproveitam para esclarecer dúvidas sobre este tipo de fumo e demais drogas. Embora muitos pensem que o narguilé é inofensivo, as substâncias tóxicas que há neste tipo de fumaça é mais nociva que a do próprio cigarro.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, uma sessão de narguilé dura em média de 20 a 80 minutos, o que corresponde à exposição a todos os componentes tóxicos presentes na fumaça de 100 cigarros.Os riscos do uso do narguilé não estão somente relacionados ao tabaco, mas também às doenças infectocontagiosas. O compartilhamento do bocal entre os usuários pode resultar na transmissão de doenças como herpes, hepatite C e tuberculose.

O objetivo das palestras educativas que são realizadas pela equipe do NASF é alertar os adolescentes para os malefícios do uso do narguilé. As ações estão sendo desenvolvidas nas escolas dos bairros Nações, Guilherme Reich, Cristal, Industriários, São Cristóvão, Vila Jacob Biezus, Vista Alegre e Estados.